Em estado de alerta, Banco de Sangue vai funcionar no carnaval
O Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa está em alerta neste Carnaval por conta da queda de 40% no volume de doações nos últimos dias. Para ajudar a minimizar o problema, a unidade lançou uma campanha especial para doação de sangue antes e durante os dias de folia, com funcionamento normal no sábado, na segunda e na quarta-feira de cinzas, das 7h às 18h, fechando apenas no domingo e na terça-feira.
Com a campanha de sensibilização, a equipe do banco de sangue espera atrair doadores para reforçar o estoque no período do Carnaval, época em que a demanda sobe consideravelmente em razão do aumento do número de acidentes nas entradas envolvendo vítimas.
Para intensificar a doação nessa época do ano, o Banco de Sangue conta com a ajuda de parceiros, como a Aeronáutica, a Polícia Militar e a Guarda Municipal, cujos profissionais comparecem ao banco para doar sangue. Além disso, algumas instituições privadas e escolas apoiam a campanha e promovem palestras que alertam a população sobre a importância das doações.
O captador Rodrigo Santos Moreira, do Banco de Sangue Santa Teresa, explica a importância dessas ações especiais. “A época de Carnaval exige maior atenção dos profissionais da área da saúde, pois muitas pessoas viajam para aproveitar o feriado e se esquecem de doar sangue. Fazemos a campanha para atender a todos os pacientes e não deixar os hospitais prejudicados”, diz.
Moreira ainda ressalta que o Carnaval é um momento alegre e de festividade, época ideal para fazer uma boa ação. “Devemos lembrar que doar sangue é um ato de amor. As pessoas podem ajudar a salvar vidas com essa simples atitude”, afirma Rodrigo.
Cerca de 15 minutos e uma leve picadinha indolor já são suficientes para ajudar a salvar a vida de até três pessoas por meio dos subprodutos do sangue, como plasma, plaqueta, hemácias e crioprecipitado. Vale lembrar que apenas 1,8% da população brasileira é doadora de sangue, enquanto o percentual recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é que entre 3% e 5% pratiquem este ato solidário.
Para doar basta comparecer ao Banco de Sangue, que está localizado no Hospital Santa Teresa, na rua Paulino Afonso, 477, bairro Bingen. O local possui estacionamento para doadores.
Veja como é fácil doar
Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável). O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.
Sobre o Banco de Sangue Santa Teresa
O Banco de Sangue Santa Teresa é responsável por atender pacientes tanto do SUS quanto da rede particular. São pessoas atendidas em prontos-socorros, nos hospitais Santa Teresa, Alcides Carneiro e Unimed e também pacientes encaminhados pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) que dependem dessas doações todos os dias.
O Banco de Sangue está localizado no térreo do Hospital Santa Teresa, na rua Paulino Afonso, 477, bairro Bingen. O local possui estacionamento para doadores. Mais informações pelos telefones (24) 2245-2324 ou (24) 99269-4355.