Em estado de atenção, Defesa Civil anuncia sirene móvel para o Vale do Cuiabá

21/02/2020 10:40

Uma sirene móvel dará suporte à Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias na região do Vale do Cuiabá em caso de chuvas fortes. Um veículo operacional, equipado com as cornetas, será usado para alertar os moradores sobre inundações. A novidade faz parte da Operação Carnaval 2020 da Defesa Civil de Petrópolis, que permanecerá em estado de atenção entre esta sexta (21) até a próxima segunda-feira (24) por conta da previsão do tempo.

Na região, as localidades do Gentio e do Buraco do Sapo já contam com sirenes do Sistema de Alerta e Alarme. Nesta sexta-feira pela manhã estava programado um treinamento com o dispositivo móvel junto aos moradores.

“Esse é mais um dispositivo que estamos empregando para proteger a vida da população. Nossas sirenes podem ser acionadas eletronicamente, por rádio, manualmente e, agora, também contamos com essa alternativa móvel. Não podemos medir esforços quando o assunto é a proteção comunitária”, disse o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato.

Leia também: Cemaden emitiu cinco alertas para Petrópolis, mas sirenes não foram acionadas

Leia também: Moradores reclamam da demora no acionamento de sirenes no Vale do Cuiabá

Por conta da previsão de chuvas fortes a partir desta sexta até segunda-feira, está sendo elaborada a Operação Carnaval 2020 da Defesa Civil de Petrópolis. O órgão irá manter todo o contingente de 52 agentes de prontidão 24 horas para atender aos chamados dos moradores, que podem ser feitos pelo telefone 199.

As equipes da Defesa Civil também irão monitorar os radares e dos pluviômetros e, em caso de necessidade, poderá acionar as sirenes do sistema de Alerta e Alarme. “Em casos de chuvas fortes, a população deve ligar para o 199 e informar caso haja alguma ocorrência”, completa o secretário.

Outra ferramenta importante de prevenção de desastres de origem natural para a população é o alerta de Whatsapp da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias. O número é o (24) 98863-5497. São mais de sete mil e 200 cadastros em pouco mais de um ano.

“Uma mensagem simples garante o recebimento de alertas em quatro estágios: vigilância, atenção, alerta e alerta máximo. Seguimos a recomendação do prefeito Bernardo Rossi, trabalhando de maneira preventiva. São ferramentas importantes para os petropolitanos, que devem permanecer atentos neste período crítico”, explica o coronel Paulo Renato.

Leia também: Comissão Especial da Câmara apura atuação da Defesa Civil durante as chuvas

Leia também: Sirenes do Sistema de Alerta e Alarme permaneceram silenciosas em meio aos temporais

Últimas