Em meio à expectativa de reabertura, fiscalização fecha estabelecimentos por descumprirem decretos

08/06/2020 16:41

A Secretaria de Segurança, Serviços e Ordem Pública (SSOP), por meio da fiscalização de posturas, em conjunto com a Vigilância Sanitária, realizou nesta segunda-feira (8) uma operação de fiscalização de estabelecimentos comerciais que estavam funcionando em desacordo com os decretos municipais para prevenção de contágio pela Covid-19. Cinco estabelecimentos foram autuados, dos quais quatro, sem autorização do governo para funcionar, foram fechados.

Leia também: Empresários relatam frustração e expectativa de mais demissões com demora para a retomada da economia

No Centro Histórico, uma loja de artigos de festas foi fechada após aglomerar consumidores na porta do empreendimento. Os ficais também flagraram aglomeração em uma loja de ferragens. Na Travessa Vereador Prudente Aguiar, também foi fechada uma loja que aglomerou consumidores no atendimento. Na Rua do Imperador, uma loja de roupas que estava em funcionamento foi fechada. De acordo com o plano de retomada das atividades socioeconômicas de Petrópolis, elaborado pela prefeitura, lojas de vestuário, calçados e afins, que fazem parte dos estabelecimentos da linha amarela, têm previsão de reabertura a partir da próxima segunda-feira (15).

No Alto da Serra, uma barbearia foi flagrada pelos fiscais em funcionamento. Segundo o plano de retomada, as barbearias também estarão autorizadas a funcionar a partir da próxima segunda-feira (15), assim omo os salões de beleza. No Bataillard, um bar foi fechado. Os bares, enquadrados na linha amarela, ainda não têm previsão de autorização para funcionar, pois embora tenham sido enquadrados nos estabelecimentos da linha amarela, foram incluídos entre as atividades “em análise”, como as academias de ginástica e shoppings, entre outros.

Apesar da expectativa de empresários e funcionários quanto ao retorno das atividades na cidade, a prefeitura argumenta que os prazos previstos podem ser alterados de acordo com as análises do governo sobre as estatíticas de contágio pelo novo coronavírus na cidade. Enquanto isso, os decretos que restringem o funcionamento dos estabelecimentos continuam valendo. 

“A ação de fiscalização acontece todos os dias, inclusive nos fins de semana. Os estabelecimentos que forem flagrados serão autuados e fechados por tempo indeterminado”, disse o chefe de fiscalização de posturas, Hailton Lima.

Leia também:

Firjan SESI lança curso EAD gratuito de Boas Práticas e Segurança do Trabalho

CPTrans transfere linhas da empresa Cascatinha para a Rua do Imperador

Últimas