Em menos de 15 dias, Saúde licita mais de R$ 10 milhões

16/08/2022 03:16

A quantidade de licitações de uma prefeitura de uma cidade com porte como a nossa é imensa.  Só este ano, somando todas as áreas, já são 336 licitações e de todos os tipos e tamanhos.  Para se ter uma ideia, só a Saúde, entre hoje e o dia 28, promove 12 licitações, desde compra de remédios, passando por aquisição de veículos e de equipamentos, como um mamógrafo. São mais de R$ 10 milhões no período.  Falamos isso para indicar à Câmara de Vereadores que a fiscalização não deve se ater apenas aos contratos emergenciais não licitados de socorro com as chuvas. É preciso acompanhar todos os gastos da prefeitura.

Mutirão

Moradores do Caxambu viram apenas uma solução para ter de volta ao ‘normal’ regiões atingidas pelas chuvas deste ano. Vão, eles mesmos, fazer as obras. Da prefeitura, receberão o material. E esse deve ser o caminho de outras muitas comunidades em Petrópolis.

Operação descola

A prefeitura vem se esforçando para não colar a imagem na de Jamil Sabrá, afastado pela justiça da presidência da CPTrans por suspeita de corrupção no governo Rubens Bomtempo. Mas, não é fácil assim. O cargo é político, indicado pelo prefeito Rubens Bomtempo e a prefeitura é acionista majoritária da empresa de economia mista que administra trânsito e transporte na cidade…

Aparecendo mais coisas

Falando em CPTrans, agora que as coisas chegaram neste ponto de afastamento de Jamil Sabrá as pessoas (dentro e fora da Cia) começam a falar mais abertamente de tudo o que estava rolando até mesmo doação de tinta viária para políticos. Vai ter que ver isso aí…

A Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, formada por jovens de escolas públicas do Rio de Janeiro, fará uma apresentação especial na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis, em comemoração ao Dia Mundial da Juventude. A apresentação acontece nesta sexta, às 20h, com entrada franca.

Mudança radical

A prefeitura divulgou nota alçando Fernando Badia, que era diretor-presidente para o cargo de presidente da CPTrans (que, aliás, ele já ocupou em outra gestão de Bomtempo). Mas, não é apenas isso, não. Outros cargos comissionados serão dispensados.

É vapt-vupt!

O governo do Estado não perdeu tempo no caso de Bernardo Sabrá, irmão de Jamil Sabrá, presidente afastado da CPTrans. Na própria sexta-feira, quando souberam que a polícia esteve em endereço do Bernardo, o Rio Metrópole exonerou o moço em edição extraordinária do Diário Oficial.

Mais mudanças?

Ocorre que o Rio Metrópole é presidido pelo também petropolitano Bernardo Santoro. Ele é presidente do PSC, partido pelo qual Jamil disputou a eleição para prefeito em 2020 e também é membro do Conselho de Administração da CPTrans. E aí? O conselho muda também?

Mostra e oficinas gratuitas

A artista Vera Patury, que já recebeu em Cannes o Prêmio Internacional Arte e Criação do governo francês por seu trabalho artístico para o meio ambiente, vai oferecer oficinas gratuitas para estudantes em Petrópolis. Também com o tema do meio ambiente, Vera, que inaugura na Piccola Arena, no Rocio, a partir do dia 20, a exposição inédita “De Pindorama ao Brasil”, de pinturas e trabalhos têxteis, vai receber estudantes para oficinas com teares onde pretende sensibilizar jovens e crianças para a sustentabilidade. As oficinas são gratuitas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (24) 99911-7179.

A artista plástica Vera Patury abre turmas gratuitas de produção em teares para estudantes das redes pública e particular na Piccola Arena, galeria de arte de Maurício Memória, no Rocio.

A grama do vizinho

Mas, Miguel Pereira tá frenética mesmo! Além de inaugurar o Parque dos Dinossauros em outubro, no Dia das Crianças, agora lançou mais um projeto: o “mirante mais incrível do Brasil”, estrutura gigantesca e cheia de atrações, além da vista, é claro.  E pensar que a gente, aqui, não consegue nem revitalizar o Belvedere…

Mais transparência

Fica aqui a sugestão para os vereadores ajudarem não apenas a si próprios na fiscalização das obras, mas toda a cidade também poder acompanhar: uma lista com todas as intervenções necessárias e o status de cada uma, bairro a bairro, rua a rua.  E mais: o que é do município e o que é de responsabilidade do estado.  Porque são inúmeras as obras – principalmente as de menor porte – que ainda nem tem data para começar.

Ainda dá tempo

Longe de a gente se meter na vida da prefeitura, mas o primeiro final de semana da Bauernfest ficou aquém em público em relação a anos anteriores.  Quem investiu em barracas reclama de poucas vendas no domingo. É hora de propagar mais a festa fora da cidade para os próximos dois finais de semana.

Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

Últimas