Em nove meses, Ônibus Lilás realizou 212 atendimentos

14/10/2021 10:33
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

Mais de 30 comunidades já foram percorridas pelo Ônibus Lilás, em Petrópolis. O número se refere ao período entre os meses de janeiro e a primeira semana de outubro deste ano. Ao todo, 212 mulheres foram atendidas pelo programa que é desenvolvido pelo Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM) e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim).

“Além dos serviços referentes à violência doméstica, como os atendimentos psicológicos e jurídicos, estamos levando mais uma série de informações e orientações dos mais diferentes setores, desde a assistência social a saúde e educação”, explica Ana Luiza Franco, coordenadora do CRAM.

Na estrutura, as equipes oferecem serviços multidisciplinares, como assistências social, jurídica e psicológica. A busca inicial das mulheres geralmente é por questões jurídicas como guarda dos filhos e também por psicólogos. “Porém, dentro desses atendimentos, as equipes percebem durante as conversas que a mulher sofre algum tipo de violência e que, muitas das vezes, nem ela identificou. A presença constante em comunidades permite que todas as mulheres tenham o mesmo acesso aos serviços do CRAM. Além de permitir que possamos identificar as principais demandas de cada local”, completa Ana Luiza.

Últimas