Em três dias, 700 pessoas foram atendidas no Limpa Nome

30/01/2020 10:53

Mais de R$ 3,2 milhões em débitos foram negociados nos primeiros três dias da 3º edição do Feira Limpa Nome promovido pelo Procon Petrópolis. Cerca de 20 empresas entre bancos, empresas de comércio varejista, empresas de telefonia e concessionárias de serviços estão fazendo negociações e ajudando petropolitanos a sair do vermelho neste início de ano. Os descontos chegam a mais de 90% em alguns casos. O Feirão vai até está sexta-feira, de 9h às 16h, na Avenida Koeler, 260 – prédio anexo à Prefeitura. 

Até a tarde de ontem, mais de 700 pessoas tinham passado pelo Feirão e feito a negociação. A estudante de farmácia, Fernanda Baitelle, de 29 anos, aproveitou a oportunidade para colocar em dia uma dívida contraída em 2009, que a incomodava. As compras no cartão de crédito foram virando uma bola de neve e chegaram a cerca de R$ 11 mil. Ontem a estudante chegou num acordo com o Banco Itaú e conseguiu um desconto de 99,8%. “Não tinha conseguido quitar antes porque estava desempregada, agora consegui vir aqui regularizar. Consegui um desconto muito melhor do que se negociasse diretamente na agência. Melhor coisa é ter o nome limpo!”, disse.

O Banco Itaú, Bradesco e a operadora de telefonia Oi são os líderes no ranking de empresas mais procuradas para as negociações. A gerente geral de Teresópolis, do Banco Itaú, Gisele do Vale, disse que 90% das negociações são referentes a cartões de crédito. O estante do Itaú tem recebido cerca de 40 clientes por dia. Segundo a gerente, teve casos em que dependendo do ano em que foi contraída a dívida e o valor, os clientes conseguiram descontos de até 98%. “Não teve nenhum desconto inferior a 50%. E muitos conseguem a dívida parcelada”, disse.

Para o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá, mais do que estabelecer conexões entre empresas e endividados, o órgão busca educar o consumidor. “Observamos que quando ocorre de o nome ser negativado, o usuário tem uma experiência ruim devido às restrições e vergonha pela situação vivida. Ocorre que, muitas vezes, as causas são geradas por fatores que não há controle, como a demissão do trabalho, por exemplo. Mas há também um número muito grande de pessoas que perdem o controle financeiro e é aí que buscamos ajudar. E foi exatamente por isso que criamos o Núcleo de Apoio ao Superendividado no Procon, uma rede de auxílio na educação financeira dessas pessoas”, pontua. 

As negociações podem ser feitas com as empresas varejistas Casas Bahia e Ponto Frio; as empresas de telefonia, internet e TV a cabo, Oi, Claro, Tim, Vivo, Sky, Net e Tech Cable; a lojas Gisele Jeans; a sapataria Bico da Bota; os bancos Santander, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú; a administradora de cartões de crédito Servir Card, além das concessionárias Enel e Águas do Imperador.

A organização do Feirão também conta com a participação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para consultar se há negativação junto ao SPC e por qual empresa. Já a OAB está homologando os acordos junto com os fiscais do Procon e auxiliando nas dúvidas dos consumidores.

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