A partir da Lei 8387 de 21 de julho de 2022, foi criado o Dia do Skate em Petrópolis, data que será comemorada, anualmente, no dia 21 de junho de cada ano. De acordo com a lei, na mesma semana do mês de junho, em que será celebrado o Dia do Skate em Petrópolis, será também instituída a Semana Municipal do Skate na cidade. No entanto, neste ano, o Coletivo Skate Petrópolis reivindicou as programações, que não foram organizadas pelo município.
O Artigo 2º da lei diz que a Semana Municipal do Skate tem o objetivo de fortalecer, apoiar e incentivar o desenvolvimento do esporte no município; incentivar a criação de políticas públicas para o fortalecimento do esporte; criar espaços para os skatistas discutirem questões, locais, relacionadas com o tema e viabilizar, profissionalizar e apresentar alternativas para o esporte.
Além disso, a lei ainda ressalta que a Semana Municipal do Skate deverá ser realizada pela Prefeitura Municipal de Petrópolis e em parcerias com outras entidades, empresas privadas e/ou órgãos interessados.
Já o Artigo 3º afirma que as comemorações referentes à Semana Municipal do Skate de Petrópolis passarão a integrar o Calendário Oficial de Eventos realizados no Município de Petrópolis.
No entanto, devido à falta de atividades organizadas pela Prefeitura, o Coletivo Skate Petrópolis, organizou, de forma independente, a Semana do Skate.
A programação vai até o dia 25 de junho e conta com diversas atividades, além de missões surpresas com premiações. Na noite da última quarta (21), houve “skateata” com ato em frente a Câmara Municipal justamente para cobrar a falta de iniciativas por parte do poder público com o esporte.
De acordo com Bernardo Costa, um dos responsáveis pelo Coletivo, a “skateata” saiu da pista de skate do Centro até a Câmara Municipal. Além da falta de programação para a Semana do Skate, o grupo reivindica melhorias nas pistas da cidade, que não são adequadas para a prática do esporte.
Leia também: Skatistas pedem melhorias nas pistas de skate e maior incentivo ao esporte em Petrópolis
Por não ter pistas de qualidade, o Coletivo percorre por outros lugares, como a Praça da Liberdade ou a Câmara dos Vereadores. No entanto, esses dois lugares, agora, estão ocupados com a Bauernfest – evento tradicional da cidade. Com isso, o grupo fica com um número cada vez menor de opções para praticar o esporte.
Bernardo ainda lembra que tentou contato com a Secretaria de Esporte do município para organizar a programação em comemoração à data, mas relata que foi difícil e burocrático. “Se é obrigação de promover, não temos que ir atrás de pedir o que é obrigação na lei”, diz.
Procurada, a Prefeitura de Petrópolis informou que está elaborando novos projetos para atender a demanda dos skatistas do município, abrangendo, inclusive, a Praça Duque de Caxias e o Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava.
Foi informado também que, até a manhã desta quinta-feira (22), a Secretaria de Esporte não havia recebido nenhum pedido oficial de apoio para a realização de eventos relacionados ao Dia do Skate.
Programação Semana do Skate
Nesta sexta-feira (23), às 19h30, haverá no Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro, na sala cine Humberto Mauro, o Cine Skate com dois filmes de skate de Petrópolis e um documentário sobre o skate feminino no Brasil.
No sábado (24), às 10h, haverá aula de skate com Maria Skateboard na Praça de Nogueira. O evento é aberto ao público em geral e gratuito.
Por fim, no domingo (25), a partir das 9h, na Quadra do Pedras Brancas, na Mosela, haverá Campeonato de Skate.
Mais informações sobre a programação ou a respeito do Coletivo Skate Petrópolis, você confere clicando aqui.