Emop-RJ e Inepac vão vistoriar prédios históricos e públicos atingidos pela chuva
Uma equipe de arquitetos e engenheiros da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop-RJ) vai vistoriar junto com o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) os prédios históricos de Petrópolis, na Região Serrana, e avaliar os imóveis que pertencem ao Governo do Estado na cidade. Já foi realizada uma visita no Colégio Estadual Cardoso Fontes, onde houve um pequeno deslizamento, e medidas necessárias estão sendo tomadas.
O diretor-presidente da Emop-RJ, André Braga, informou que a empresa está pronta para agir nos prédios públicos. “A Emop-RJ se solidariza com todos os moradores de Petrópolis e se coloca à disposição para outras ações que são pertinentes às atribuições da empresa. Estamos junto à equipe do Sexto Departamento de Manutenção da Emop-RJ, sediado em Petrópolis, para reforçar o atendimento à população e avaliar as edificações públicas, principalmente os de atendimento à população neste momento”, ressaltou André Braga.
“Petrópolis é o município com mais bens imóveis tombados pelo Inepac no estado do Rio de Janeiro. Desde as primeiras horas, assim que o temporal diminuiu, nosso Escritório Técnico na Região Serrana se mobilizou para começar o levantamento nas áreas mais afetadas. Já identificamos algumas perdas, locais inundados e outros ainda com acesso interditado”, explicou Ana Cristina Carvalho, diretora do Inepac.
Outra medida será o envio de quatro engenheiros de Geotécnica da empresa, para atuar no levantamento técnico de áreas de riscos na cidade, sob orientação da Seinfra, conforme combinado com a área de Logística da secretaria.
Veículos da empresa também estão sendo enviados para auxiliarem nos trabalhos em Petrópolis. Desde as primeiras horas do anúncio da tragédia em consequência das chuvas em Petrópolis, a Emop-RJ está de prontidão, informou o Governo do Estado.