Empresários de Petrópolis se unem e doam uma tonelada de ração para animais

27/05/2020 18:43

A crise que atinge muitos brasileiros em decorrência da pandemia do novo coronavírus também afeta os animais carentes de Petrópolis. Com escassez de recursos, protetores se viram sem apoio para cuidar dos diversos cães e gatos tutelados ou abandonados na cidade. Foi justamente para tentar contornar o problema que um grupo de empresários se uniu com o objetivo de doar uma tonelada de ração para sete protetores de Petrópolis – um benefício que alcança cerca de 200 animais.

Segundo os protetores, a falta de dinheiro durante a quarentena os deixou sem o auxílio para o cuidado dos animais. Eles também relatam que o próprio fechamento do comércio fez com que a ração colocada diariamente nas ruas para os animais abandonados desaparecesse – justamente em um período em que eles observam um aumento na quantidade de animais abandonados.

“Nós sempre pensamos em como podemos ajudar, já que temos a prática de responsabilidade social o ano inteiro em nossas lojas. Mas para conseguirmos a doação de uma tonelada de ração de uma só vez, foi preciso muita conversa e determinação”, explica a empresária Mariana Davies, acrescentando que há outras ideias de ações a caminho.

A iniciativa foi grande, mas a fome dos animaizinhos é maior ainda e, por fim, a ração não dura muito tempo. Por isso a importância de não se esquecer de ser solidário também com os animais neste período.  “Eu recebi cerca de quatro fardos de ração e mais vários saquinhos de um ou dois quilos”, disse a protetora da Posse Aline Gallo. “Ao todo, foram mais de 90 quilos, que eu dividi com minha amiga protetora. Eu cuido de 22 animais e ela de 50 cães, que consumiram a ração em 3 dias”, contabiliza. 

Aline trabalha como depiladora e, como muitos profissionais da área, está impedida de trabalhar por não atuar em uma das atividades consideradas essenciais durante a quarentena. “Como essa doação foi importante neste momento de crise, em que quase não estamos trabalhando. Ações assim tiram do sufoco os animais que comem todos os dias, a gente trabalhando ou não”, disse.

Virginia Pereira, protetora do São Sebastião, integrante do Projeto Somos Todos Protetores, acredita que há necessidade de mais ações como esta. “Esse tipo de ação transforma quem doa em um protetor de animais. Além de alimentar os animais e facilitar a vida do protetor, conscientiza de que todas as pessoas podem ser protetoras de alguma forma”, argumenta.

Participaram da ação a Pet Shop da Clínica Veterinária Amigo Bicho, Auqmia Pet Store, Affinity, Gran Plus, Guabi Natural e LF Neto.

Últimas