Encerramento do Outubro Rosa acontece neste sábado com mutirão de atendimentos no Hospital Acides Carneiro

31/10/2020 15:07

O mutirão de atendimentos da saúde pela Campanha do Outubro Rosa termina neste sábado(31). Desde o início das ações no dia 24 de outubro, foram feitos 800 atendimentos no Hospital Alcides Carneiro e Centro de Saúde. Segundo a Prefeitura, no dia 7 de novembro está previsto mais um mutirão de consultas com médicos clínicos, ortopedistas, dermatologistas e urologistas. 

Desde o início deste mês, unidades como o Centro de Saúde, o Hospital Alcides Carneiro e grande parte dos Postos de Saúde da Família (PSF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade realizaram diversos atendimentos e mutirões para dar maior celeridade às pacientes que aguardavam por consultas, exames e cirurgias no município. Segundo a Prefeitura, há uma demanda reprimida de pacientes para os atendimentos eletivos formada nos últimos seis meses, entre março e setembro, quando todos os procedimentos tiveram sua realização suspensa devido às medidas de segurança para o enfrentando da Covid-19. 

Leia também: Depois de 28 dias internado com Covid-19, paciente volta ao hospital para agradecer

Segundo a Prefeitura, até o momento, mais de 800 pessoas tiveram seus atendimentos garantidos no Hospital Alcides Carneiro e no Centro de Saúde. Em apenas uma semana foram realizados 70 exames de baixa e alta complexidade, 260 consultas de diversas especialidades e 20 cirurgias.

Neste sábado, último dia da campanha, segundo a Prefeitura estão agendados 24 exames de mamografia. Além disso, mais consultas serão oferecidas com médicos clínicos, cardiologistas, ortopedistas e cirurgiões no Hospital Alcides Carneiro. Outras ações já estão previstas para o início de novembro, como mutirões de cirurgias pediátricas e consultas com médicos clínicos, ortopedistas, dermatologistas e urologistas, no dia 07 de novembro. O Hospital Alcides Carneiro estima uma média de 180 pacientes por mutirão de consultas.

Pacientes devem manter seus cadastros em dia

Com a retomada das atividades eletivas na saúde do município, a prefeitura vem fazendo uma programação de mutirões com o objetivo de agilizar todos os atendimentos de consultas, exames e cirurgias em Petrópolis. Diante da necessidade de reagendamento, a Secretaria de Saúde informou que vem encontrando grande dificuldade de contato com pacientes que aguardam pela realização de exames.

Segundo a secretária de saúde, Fabíola Heck, muitos têm deixado de manter seus cadastros atualizados nas unidades de saúde do município. “Nossas equipes vêm entrando em contato para fazer o reagendamento dos procedimentos, mas muitas pessoas não estão sendo localizadas porque deixaram seus cadastros desatualizados. Elas trocam de telefone e não avisam nada nos postos. Na última semana, de cem pacientes contatados apenas 25 foram localizados. Isso acaba travando o andamento do trabalho e prejudicando os próprios pacientes”, explicou a secretária.

A Secretaria de Saúde informa, ainda, para que pacientes que não receberem a ligação das unidades até o próximo mês de novembro, retornem aos locais onde foram atendidos para que possam atualizar seus cadastros e refazer seus pedidos de exames.

Últimas