Encontro entre vereadores, deputados e prefeitura será com portas fechadas

28/04/2022 08:45
Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

A tão esperada reunião com a presença do prefeito Rubens Bomtempo e secretariado será com portas fechadas na Câmara Municipal. O encontro, promovido pela Frente Parlamentar das Chuvas da Câmara, com a participação da Comissão Especial de Acompanhamento das Ações por Petrópolis da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), será na próxima segunda-feira (02/05), ainda sem horário confirmado, mas será transmitido pela TV Câmara.  

Na última audiência da Comissão da Alerj, na segunda-feira, as vítimas e sobreviventes da tragédia desabafaram e pediram respostas para problemas no Aluguel Social, na entrega de doações e vistorias da Defesa Civil nos lugares atingidos pelas tragédias. O plenário da Câmara foi palco de denúncias, trocas de xingamento e discussão. A população, a maior interessada na audiência, foi a última ser ouvida. A expectativa que, inclusive foi confirmada pelo relator da Comissão da Alerj, o deputado Marcus Vinícius (PTB), era de que a população pudesse participar desse segundo encontro, mas a informação não foi confirmada pela Câmara. 

Leia também: Disputa política cria obstáculos para a prestação de contas da tragédia

Os deputados tentaram de forma coercitiva cobrar a presença do prefeito Rubens Bomtempo e dos secretários no último encontro. A cobrança foi motivo de acaloradas discussões de ambos os lados, e foi a justificativa dada pelo prefeito pelo não comparecimento. Segundo o prefeito, o anúncio de ‘convocação com condução coercitiva’, é ilegal, o que impediu a participação do município no ato. A Câmara Municipal também tentou, sem sucesso, convocar os secretários para essa última audiência, mas por falta de quórum, não conseguiu incluir o tema na pauta do dia.  

A prefeitura confirmou presença na próxima segunda. São esperados os secretários municipais de Assistência Social, Fernando Araújo; Obras, Habitação e Regularização Fundiária e Serviços, Segurança e Ordem Pública, Almir Schmidt; Defesa Civil e Ações Voluntárias, Gil Kempers; Administração e Recursos Humanos, Ramon Melo; e Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica, Rafael Simão.  

Últimas