Enquanto bairros aguardam por obras, licitação para reforma do Parque Natural de Petrópolis é autorizada

03/11/2022 18:26
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

Com o fim do ano se aproximando e, com ele, a época de chuvas, os moradores de Petrópolis seguem aguardando pelas obras prometidas nos bairros, principalmente nos locais mais afetados pela enorme tragédia de fevereiro e março deste ano.

Em contrapartida ao que deveria ser prioridade do governo municipal, nesta quinta-feira (3), foi autorizada a abertura do processo de licitação para uma nova obra, mas não nos lugares que mais precisam e sim, no Parque Natural Municipal, na Avenida Ipiranga.

Segundo o que foi divulgado pela Prefeitura de Petrópolis, o gasto para a recuperação total da ruína será de cerca de R$ 1,5 milhão, de recursos próprios. O novo espaço deve ser um centro administrativo do parque, com secretaria, sala para guias de trilhas, banheiros, lanchonete, loja, sala de reuniões, gestão ambiental, amigos do parque e sala multimídia. A obra tem previsão de cinco meses.

Nos últimos dias, foi possível observar o quanto as chuvas ainda podem causar danos em Petrópolis. Entre terça-feira (1º) e a manhã desta quinta (3), sete ocorrências foram registradas pela Defesa Civil, sendo quatro deslizamentos e três quedas de árvores. Em um dos deslizamentos, no Independência, um imóvel foi atingido parcialmente e precisou ser interditado.

O que diz a Prefeitura

A Prefeitura informou que autorizou o início de obras em 23 pontos da cidade, englobando regiões da Castelânea, Taquara, Quitandinha, Vila Felipe, Morin, Alto da Serra, Centro, Itamarati, Cascatinha, Bingen, Valparaíso, Caxambu, Estrada da Saudade, Floresta, Nogueira e Posse. O Executivo municipal também destacou que está licitando as obras de contenção no Alto da Serra na área 1 – entre o Hipershopping ABC e a Rua Hercília Moretti, e que está debatendo com os moradores as obras na área 2, entre as ruas Hercílio Moretti e Frei Leão – intervenção que prevê barreira, talude e drenagem.

**Matéria atualizada às 11h20, do dia 04/11, com o posicionamento da Prefeitura

Últimas