Entenda o tema da Semana Nacional de Tecnologia 2020: Inteligência Artificial

18/10/2020 08:30

Este ano o tema escolhido para Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) coordenada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovações (MCTI) é Inteligência Artificial. Pela primeira vez, instituições de Petrópolis envolvidas e comprometidas com a ciência, tecnologia e inovações se uniram para integrar suas agendas durante o evento no município. 

Leia mais: Inteligência artificial será o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no LNCC

Leia ainda: Pela 1ª vez instituições de Petrópolis integram agendas durante Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Segundo o MCTI a Inteligência Artificial (IA) nasceu nos anos 50, entretanto, nos anos 2000, a passou a ser objeto de interesse não apenas nos meios científicos, mas também em veículos de grande circulação destinados ao público em geral. O debate acerca das potencialidades das tecnologias de Inteligência Artificial, cujo desenvolvimento encontra-se em curso há aproximadamente cinco décadas, tem assumido importância no Brasil e em vários países do mundo, suscitando discussões técnicas e jurídicas acerca de seu uso, suas potenciais aplicações e sua interação com o ser humano nos processos de tomada de decisão.

Juntos, a Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico; o Serratec – Parque Tecnológico da Região Serrana; o Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC; a Escola de Engenharia de Petrópolis da Universidade Federal Fluminense – UFF; a Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro – Faeterj Petrópolis; o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto – UNIFASE, o Centro Federal de Educação Tecnológica CEFET-Petrópolis; e a Universidade Católica de Petrópolis – UCP, preparam uma série de atividades que serão realizadas virtualmente entre os dias 17 e 25 de outubro.

Para o secretário de desenvolvimento, Marcelo Soares, a Semana de tecnologia é importante para impulsionar e fortalecer o Polo Tecnológico de Petrópolis. “A programação do evento sempre acontecia de forma individual entre as instituições, neste ano, conseguimos promover a tecnologia de Petrópolis e pensamos em fazer um evento juntos”, disse. 

Ainda de acordo com informações do MCTI, acredita-se que a Inteligência Artificial (IA) seja uma tecnologia transformadora e que por meio dela seja possível gerar soluções ou sistemas disruptivos com potencial para: revolucionar como nós vivemos, interagimos, trabalhamos, aprendemos, evoluímos e nos comunicamos; propiciar benefícios socioeconômicos para a sociedade; melhorar qualidade de vida; alavancar a prosperidade econômica e resolver grandes problemas que não tem soluções hoje. IA está presente em diversas aplicações atuais (reconhecimento facial, varejo, robôs, análise de crédito, saúde, financeira, jurídica, indústria, entre outras) e estará presente em muitas outras aplicações em um futuro breve. O Ministério da Ciência, Tenologia e Inovações considera o tema Inteligência Artificial como estratégico para o País. 

Acesse a programação da SNCT de Petrópolis aqui.

Últimas