Entre sonho e realidade, a esperança

13/05/2018 13:05

A Educação é inerente ao ciclo da vida, não somente por uma questão de transmitir conhecimento, mas também por necessidade da organização da espécie humana em sociedade. A própria realidade impõe um processo de aprendizagem, seja ele de forma sistemática ou não. E essa aprendizagem tem a linguagem como fio condutor que atravessa o tempo para manter as tradições culturais, além de propiciar o caráter evolutivo inerente ao organismo social.

A escola é uma das instituições pela qual a educação se realiza. Faz-se necessário, portanto, uma atenção maior da sociedade sobre o trabalho realizado nos estabelecimentos de ensino, tanto da rede privada quanto na rede pública, pois é a partir dele que se consolida a formação dos futuros profissionais, conscientes de suas responsabilidades sociais.

Diante da importância do trabalho educacional para a sociedade, é que a população se coloca indignada quando se depara com notícias sobre os desvios de verbas públicas destinadas à educação, porque não se trata apenas de uma lesão aos cofres públicos, tais atos comprometem o desenvolvimento da aprendizagem de crianças e adolescentes. As ilicitudes, principalmente na merenda escolar, são desumanas, cruéis. Por isso não podem ficar impunes.

Por outro lado, temos que louvar o trabalho de quem se dedica à causa educacional com a esperança de promover as transformações sociais, tendo em vista o bem coletivo. 

Ressalto aqui o esforço dos membros do Conselho Municipal de Educação (Comed) que hoje trabalham na elaboração do Regimento Escolar das Escolas e Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Petrópolis. Em assembleia extraordinária, que será realizada na próxima quinta-feira, na Casa dos Conselhos Ângelo Zanatta, colocarão em pauta as propostas visando ao aprimoramento da Rede de Ensino Municipal, que procura atender ao educando nos seus direitos básicos à educação, respeitando a pluralidade cultural e promovendo a integração social.

 Há o propósito de oferecer um ensino de qualidade, atendendo aos anseios e necessidades da comunidade, proporcionando condições ao educando de refletir, levantar hipóteses, descobrir soluções e defender suas ideias na apreensão das diversas formas de conhecimento, estabelecendo um pensamento crítico e interpretativo na utilização de diferentes códigos e linguagem para que possa fazer uma leitura ampla da realidade.

Hoje o Conselho Municipal de Educação é presidido pelo professor Jelcy Rodrigues Corrêa Júnior, uma indicação da sociedade civil, através da Academia Petropolitana de Educação. Foi eleito pelos demais membros para presidir o Comed no biênio 2017/2019.

O referido regimento é de suma importância para a normatização das diretrizes do trabalho educacional na Rede Municipal de Ensino, tendo em vista a criação de espaços que possibilite a produção e a construção de saberes, mediante a formação continuada de educadores enquanto agentes de mudança. Por isso que se evidencia a mobilização dos que atuam na área educacional.

E aqui quero destacar, neste segundo domingo de maio, a inesgotável fonte de amor: Mãe.

É imprescindível o carinho materno, a vida começa no ventre e segue por esse universo. São inesquecíveis as lições que recebemos nos primeiros passos, guiados pelas mãos que trazem o afeto do colo materno. Educar é amar, é querer bem.

Parabéns a todas as mães, mestras da escola da vida, sabem manter a esperança na travessia da realidade em busca de um sonho.

Últimas