Enxadristas tentam acordo para levar xadrez às escolas
O Clube de Xadrez de Petrópolis (Cxp) abriu discussões com a Secretaria de Educação e Câmara Municipal para reimplementar o projeto de xadrez nas escolas públicas do município.
A entidade que cuida a clássica modalidade conquistou o importante apoio do vereador Luizinho Sorriso, considerado um entusiasta do esporte e que é responsável pela elaboração de projetos que facilitem a parceria entre a iniciativa privada e órgãos públicos.
É da autoria do edil o projeto que concedeu ao enxadrista o seu dia em 18 de agosto.
Segundo o Cxp, o plano é conseguir um convênio com as secretarias de educação e esporte para que professores especializados ministrem aulas nos colégios públicos do município.
No entendimento do Cxp, os benefícios da prática do xadrez estão comprovados em estudos ligados à educação. Segundo a entidade, o esporte desenvolve a capacidade intelectual, melhora a concentração e ainda pode revelar talentos para se integrar ao clube e disputar competições importantes no estado do Rio.
Para o presidente do Cxp, Marcos Abreu, o Poder Público tem indicado uma boa vontade de recolocar o xadrez nas escolas. “Nos primeiros contatos para conversar o assunto, o prefeito Bernardo Rossi se mostrou bastante receptivo à ideia de implantarmos novamente o xadrez nos colégios”, disse o dirigente.
A cidade já teve, em tempos diferentes, o incentivo nas escolas. Em 2008, por exemplo, o programa elaborado pelo Cxp levou o xadrez para mais de oito colégios públicos. O projeto chegou ao fim com a troca de governo, deixando para trás um número expressivo de alunos que praticavam a modalidade.
O Cxp assegura ter uma equipe de entendidos do xadrez para ministrar aulas de imediato.
Paralelo a isso, o Cxp está programando para agosto a realização do Campeonato Regional, com a chancela da Federação de Xadrez do Rio, na Casa dos Conselhos. A competição aconteceria, a princípio, entre os dias 15 a 18, sendo que paralelo ao evento outras atividades relacionadas ao esporte poderiam acontecer.