Enxame é capturado em casa na Rua Pedro Ivo: abelhas estavam debaixo de telhado
Na tarde desta terça-feira (12) foi realizada uma operação para remover abelhas de uma casa na Rua Pedro Ivo no Morin. A presença de uma grande colmeia foi percebida por um pedreiro que estava atuando em obras em um imóvel na localidade e acionou dois apicultores para que fizessem a retirada. O trabalho durou em média uma hora e demandou que os moradores saíssem da residência, já que as milhares de abelhas estavam instaladas debaixo do telhado da propriedade.
O trabalho é realizado com acessórios específicos e roupas adequadas que possam garantir a segurança dos envolvidos. Cerca de trinta mil abelhas estavam dentro das telhas da casa de acordo com os profissionais que atuaram na remoção. “É importante que a gente identifique a abelha rainha que é a manda chuva dentro da colmeia. Uma vez que capturamos ela, fica mais fácil remover as outras que são como filhas dela”, explica o apicultor Nazir Rodrigues Neto.
Vale salientar que a retirada deste tipo de animal deve ser realizada apenas com os profissionais específicos que podem atuar com segurança e eficacia. O tempo de operação nesse tipo de caso pode variar por conta da demora em encontrar a abelha rainha. Após a remoção da colmeia, os apicultores levam as espécies para uma criação que cultivam em regiões rurais como Manga Larga em Itaipava, Nogueira e até em Três Rios.
Leia também: Mulher é atacada por oito cães, vai ao hospital e não consegue antirrábica