Equipamento do Parnaso usado para monitoramento de silvestres é furtado no Castelinho

04/10/2020 08:00

Duas armadilhas fotográficas do Parque Nacional da Serra do Órgãos (Parnaso) que estavam instaladas na trilha do Castelinho, no Morin, foram furtadas no fim de setembro. A equipe do Parnaso constatou no último dia 30, que o equipamento que estava preso por cabos de aço, haviam sido arrancado. As armadilhas fazem parte do Programa Monitora e tentavam, pela primeira vez, registrar (mamíferos e aves) e contar o número de visitantes naquela trilha. 

Leia também: Forças de segurança fazem operação de fiscalização e orientam sobre as restrições por causa da Covid-19

De acordo com o Parnaso, a equipe do parque foi avisada por um morador do Petrópolis, parceiro do projeto, que verificou a ausência do equipamento. Ao chegar no local, os funcionários constataram o furto de duas das armadilhas O furto já foi comunicado à Polícia Civil da 105º Delegacia de Polícia, para investigação e responsabilização dos autores. Os responsáveis quebraram o equipamento para conseguir soltá-los dos cabos de segurança, que permaneceram no local.

Outras armadilhas fotográficas do projeto vem registrando a atividade da fauna silvestre nas demais trilhas do parque durante a pandemia. Ao todo, desde o início do programa em 2012, foram instaladas 58 armadilhas em toda extensão do parque. Em 26 delas, o Programa conseguiu contabilizar 571 registros de 16 espécies de mamíferos silvestres: onça parda, jaguatirica, gato do mato, gato maracajá, cachorro do mato, capivara, paca, tatu, cutia, irara, furão, esquilo, macaco prego, quati, gambá e cuíca.

Segundo a analista ambiental do Parnaso, Cecília Cronemberger, em uma das armadilhas próximas ao castelinho, foram registrados um gato do mato, macaco prego e gambá, além de aves (que ainda não foram contadas). Em 2020, foi o ano em que mais tiveram registros de silvestres dentro do Parque.

A trilha do Castelinho é uma das mais procuradas em Petrópolis. É uma trilha curta e fácil, que passa por uma linda floresta e chega a um amplo cume, com vegetação típica de campos de altitude, e com bela vista de várias localidades de Petrópolis. Essa região foi incorporada ao Parnaso em 2008. 

“Uma das principais ações para permitir o melhor controle e cuidado da trilha é saber quantas pessoas frequentam o local, por isso as armadilhas fotográficas estavam posicionadas na trilha, para permitir a contagem de visitantes. Foram instaladas voltadas para o chão, de forma a registrar animais e as pernas dos visitantes, preservando assim a identidade dos caminhantes”, explica Cecília. 

O equipamento foi furtado antes da primeira verificação e junto com os equipamentos, o Parnaso perdeu também os dados. “Um fato muito triste pois agora não será possível saber que animais andam por ali e haviam sido registrados, nem quantas pessoas frequentaram a trilha no mesmo período, a menos que os responsáveis pelo furto devolvam voluntariamente os equipamentos”, disse.

Quem tiver qualquer informação sobre o furto dos equipamentos pode fazer uma denúncia pelos telefones da 105º DP, no Whatsapp (24)98833-8175 ou pelo Disque Denúncia: 2253-1177 e Whatsapp do Disque Denúncia (21) 968021-650. O sigilo é garantido.

Últimas