Equipe do Cepec representa Petrópolis na Olimpíada Brasileira de Robótica

06/09/2017 14:14

Duas equipes de Petrópolis ficaram entre as finalistas na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, que aconteceu no último sábado (2) em Benfica, capital fluminense. Uma delas se classificou em primeiro lugar na etapa de ensino médio, e representará o Estado do Rio de Janeiro na final nacional em Curitiba-PR, no fim do ano. 

Os alunos do 2o ano do Centro Educacional Petropolitano Cristão (Cepec), que fica no Quissamã, em Cascatinha, Lucas Loureiro e Thalles de Almeida, de 17 anos foram os responsáveis por levar o nome de Petrópolis ao ranking da robótica nacional. Além da dupla, uma outra equipe, do 9o ano do ensino fundamental ficou em terceiro colocado no ranking, e também tem chance de se classificar para a etapa nacional de Curitiba. “Nós tínhamos duas equipes, e nossas duas ganharam. Uma em primeiro e a outra em terceiro, que pode também se classificar. Essa classificação da equipe do ensino médio dependerá da disponibilidade de vagas de outros estados como o Acre e Roraima por exemplo, que geralmente dispõe de vagas em oferta”, disse Sérgio França, proprietário da empresa Infotec, responsável pelo laboratório de robótica na escola. “Fizemos um centro de robótica no Cepec e temos parceria com diversas escolas. Lá, das seis representações possíveis, a Infotec teve quatro, entre eles o Colégio Pedro II de Niterói e o Centro Educacional da Lagoa, no Rio. Levamos quatro medalhas”, contou França. 

Essa foi a segunda vez que uma equipe de Petrópolis vai para a etapa nacional da olimpíada. No ano passado uma outra equipe da mesma escola, o Cepec, foi classificada para disputar em Recife. A diretora da escola, Susana Hoelz, explicou um pouco sobre o projeto. “As equipes se dividem entre engenheiros que fazem a construção do robô e os programadores, que fazem o robô funcionar. É o nosso segundo ano nesse projeto. Surpreendentemente no ano passado fomos classificados para a etapa nacional, e neste ano outra vez, agora com duas.”, contou. 

O projeto é recente, e tem apenas dois anos na escola. “É um projeto bem legal, que eu gostaria de ter implantado há bastante tempo aqui, e que agora funciona muito bem. Estamos funcionando com robótica do 1o ao 5o ano na grade curricular, e a partir do 6o ano temos um clube de robótica que se preparam para competições”, completou Susana. 

O Cepec fica na Rua Quissamã, próximo à entrada da Estrada da Saudade. A próxima fase acontecerá no mês de novembro, na capital paranaense, em data ainda a ser definida. 


Últimas