Escola da Posse continua interditada

17/04/2018 15:15

A interdição da Escola Municipal Oswaldo da Costa Frias, na Posse, completará 40 dias amanhã. O espaço, que foi isolado temporariamente devido à ameaça de um deslizamento, no início de março, segue até hoje sem nenhuma obra de contenção. De forma provisória, os alunos estão sendo atendidos por outra escola do distrito. 

A unidade de ensino fica na Estrada do Juruá, no Bairro Nossa Senhora de Fátima. A interdição foi feita em 8 de março, depois que um forte temporal causou a morte de uma criança de 7 anos, e provocou também vários deslizamentos pela região da Posse. Na escola, houve uma pequena queda de barreira, que derrubou uma grade da janela da cozinha, mas não afetou a estrutura do prédio. “Foi só um pouco de terra que desceu do terreno de cima. Não danificou nada, não prejudicou nada. Para que interditar por tanto tempo a escola? É só fazer uma contenção e vistoriar novamente o local. Escola é igual hospital, são coisas que precisam funcionar sempre”, reclamou Rosângela Guimarães, moradora do bairro. 

Na ocasião da ocorrência, a secretária interina de Educação, Samea Ázara; a subsecretária, Marcia Palma e a diretora do Polo de Educação em Itaipava, Carla Cleffs, visitaram a escola e determinaram a transferência temporária dos alunos para o Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Municipalizado Gabriela Mistral, que fica a cinco quilômetros do local. Desde então, os mais de 170 alunos do 3º período da educação infantil, até o 5º ano do ensino fundamental estão provisoriamente na unidade. O problema é que o tempo passou, e até agora, segundo os moradores, nenhuma providência foi tomada quanto à escola fechada. “Eles querem é fechar mais uma escola. Aí vão utilizar esse deslizamento para dizer que não tem condições de voltar. As crianças estão no Ciep, e para eles é muito  fácil. Depois vão afirmar que já acostumamos com essa pouca vergonha, e vai ficar tudo por isso mesmo.”, teme Rosiléia Fernanda, tia de um aluno. 

Uma condução foi disponibilizada pela Prefeitura, partindo da escola fechada até o Ciep da Posse.

Últimas