Escolas e instituições de ensino superior públicas e privadas suspendem aulas por 15 dias
Escolas e instituições de ensino superior públicas e particulares de todo o Estado do Rio tiveram as aulas suspensas por 15 dias a partir da próxima segunda-feira (16). A determinação é do governador Wilson Witzel, que anunciou a publicação de decreto prevendo a medida. O objetivo é frear a disseminação do coronavírus no Estado. Até agora são 98 os casos confirmados no país, sendo 16 no Rio de Janeiro.
Em Petrópolis, o prefeito Bernardo Rossi reuniu o gabinete de crise e anunciou uma série de medidas, incluindo não apenas a antecipação das férias dos estudantes da rede municipal como também a antecipação do pagamento de parte do 13º salário aos aposentados e pensionistas. Ele cancelou todos os eventos e inaugurações previstos para os próximos dias e orientou mudanças na rede municipal de saúde, com criação, a partir de quarta-feira (18), de um ponto de atendimento para pacientes com sintomas do coronavírus. O espaço será montado ao lado da UPA Centro.
Veja o que dizem as instituilções de ensino:
Uerj: Em virtude do decreto assinado hoje à tarde pelo governador do Rio, Wilson Witzel, a Uerj irá suspender as aulas a partir da próxima segunda-feira, por 15 dias. Será garantido o funcionamento do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) e da Policlínica Piquet Carneiro (PPC). Por ora, as atividades administrativas ficam mantidas, recomendando-se às unidades acadêmicas e administrativas especial cautela quanto aos seus profissionais pertencentes aos atuais grupos de risco: idosos maiores de 60 anos, imunossuprimidos, gestantes, nutrizes e portadores de doenças crônicas descompensadas.
UFF: A Universidade Federal Fluminense (UFF), considerando as ponderações do Grupo de Trabalho de especialistas composto para assessorar a administração acerca da pandemia do novo corona vírus e após consulta à Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro, decidiu adiar por 1 (uma) semana o início do período letivo que ocorreria na próxima segunda-feira, dia 16 de março.
Sistema Fecomércio: O Sistema Fecomércio RJ também seguiu a orientação das autoridades do Rio e suspendeu as aulas no Senac RJ e toda a programação das unidades do Sesc RJ, desde ontem. A medida valerá por pelo menos 15 dias. A instituição, no entanto, ressalta que o momento é de prudência, não de pânico. Tal medida preventiva se impõe ante o cenário do Covid-19 no estado e busca mitigar a propagação do Coronavírus nas dependências das unidades, que atendem à população de diversos municípios fluminenses e da capital, diariamente, nos âmbitos social e educacional. A iniciativa será estendida também aos colaboradores das quatro instituições, que trabalharão em regimes de escala e home office, garantindo a continuidade dos trabalhos executados pela Fecomércio, Senac e Sesc RJ e IFec.
Cefet: Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (13), o comitê implantado pelo Cefet/RJ para prevenir a disseminação do novo coronavírus (COVID-19) recomendou a suspensão das aulas e demais atividades de ensino, pesquisa e extensão, de segunda-feira (16/03) até sábado (21/03). A Direção-geral pro tempore acatou a orientação do comitê e determinou que a decisão é válida para todos os campi da instituição. Durante o encontro, também ficou definido que haverá interrupção parcial das atividades administrativas no mesmo período. A Portaria nº 356, de 13 de março de 2020, define os detalhes de como será o expediente.
UCP: A Universidade Católica de Petrópolis está monitorando junto aos órgãos municipais, estaduais e federais a situação a respeito do Coronavírus. Seguindo as devidas orientações como medidas preventivas, após reunião com o governo municipal e por determinação do Governo do Estado, as aulas da Universidade, do Colégio de Aplicação e da Escola de Música UCP estão suspensas por 15 dias, a contar da próxima segunda-feira (16.03). Todas as atividades acadêmicas previstas neste período também foram adiadas e serão remarcadas posteriormente, mantidas por ora as atividades administrativas.
Estácio: A Estácio informa que as aulas presenciais de todos os campi do Estado do Rio de Janeiro estão suspensas pelo período de 15 dias. A medida foi adotada em cumprimento ao decreto do Governo do Estado do Rio de Janeiro, nº 46.970, publicado em 13 de março de 2020, que prevê a suspensão das atividades educacionais em todas as escolas, universidades e faculdades, das redes de ensino pública e privada, como forma de prevenção ao COVID-19 (novo coronavírus). A instituição manterá os estudantes informados sobre o retorno das atividades ou sobre a prorrogação desse período, caso seja determinado pelo governo.
FMP/Fase: A Faculdade de Medicina de Petrópolis e a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), em face das orientações expedidas pelo Ministério da Saúde e demais autoridades sanitárias de enfrentamento da pandemia do COVID-19, em atendimento às determinações do Decreto nº 46.970/2020, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e ao apelo do Ministro da Saúde quanto à colaboração dos cursos da área da saúde no combate à epidemia e ao fortalecimento do SUS, vem comunicar aos seus alunos que:
A. Estão suspensas as aulas presenciais de todos os cursos de graduação, pós-graduação e extensão pelo período de 15 (quinze) dias, a partir do dia 16/03, com o objetivo de reduzir o nível de circulação e contato entre as pessoas.
B. Estão suspensos todos os eventos internos e de terceiros, programados para o mesmo período nas dependências da FMP/Fase.
C. Estão mantidas todas as atividades de ensino a distância, seguindo o planejamento curricular.
D. Estão mantidas as atividades de estágio curricular/internato/residência médica, residência multiprofissional e em área profissional de saúde, tendo em vista a importância da manutenção plena do funcionamento das unidades de saúde, atendendo as determinações das autoridades sanitárias. Os internos/estagiários e residentes deverão seguir as orientações das referidas unidades e cenários de aprendizagem aos quais estão vinculados.
E. Permanecerão integralmente mantidas as atividades administrativas, recomendando-se às unidades acadêmicas e de gestão os devidos cuidados com a saúde e a capacitação de seus colaboradores para o enfrentamento desse período de crise.
F. Os docentes serão orientados em suas atividades, neste período, pelas respectivas coordenações. Os alunos devem ficar atentos aos comunicados enviados pelo Portal do Aluno e demais canais de comunicação da FMP/FASE para acompanhamento e atualização das orientações, e para o encaminhamento das atividades e tarefas acadêmicas.
A FMP/Fase vem tomando todas as medidas preventivas necessárias à proteção e orientação de sua comunidade acadêmica. As providências e ações implementadas com este objetivo vem sendo estabelecidas pelos seus órgãos diretivos, assessorados pelo seu Grupo de Trabalho de Acompanhamento da Pandemia COVID 19 e vem sendo divulgadas pelos canais competentes.
Leia também:
Defensoria do Rio determina trabalho remoto a servidores sob risco de coronavírus
Coronavírus: Brasil tem primeiros casos de transmissão comunitária, no RJ e em SP
Petrópolis terá unidades centralizadas para pacientes com suspeita de coronavírus
Petrópolis suspende grandes eventos públicos para evitar disseminação do coronavírus
Museu Imperial ficará fechado até terça-feira, mas outros pontos pontos turísticos estarão abertos
Saiba tudo sobre o novo coronavírus e a doença que ele provoca