Escolas públicas de Petrópolis recebem o projeto Sinta o Som

23/09/2020 12:43

Cinco escolas Petrópolis estão recebendo o projeto Sinta o Som, que leva arte, música, dança e teatros aos alunos da rede pública da cidade. Iniciado em setembro, 784 estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fudamental estão participando das formações, que acontecem, exclusivamente, de forma online. Participam do projeto as escolas municipais Mosenhor Gentil e Barros Franco, os centros de Educação Infantil Nossa Senhora da Glória e Vila Leopoldina; além da Associação Pestalozi de Petrópolis e a Escola Especial Eunice José Vieira (unidade mantida pela Pestalozzi).

O Sinta o Som tem como objetivo compartilhar estratégias educacionais a partir das artes, com música, contação de história, jogos teatrais, dança, produção de instrumentos musicais reciclados, tarefas rítmicas, dentre outras categorias artísticas. O projeto é patrocínio da Enel Distribuição Rio, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

Além de Petrópolis, o Sinta o Som também está presente em escolas públicas das cidades de Areal, Bom Jesus de Itabapoana, Duque de Caxias, Miracema, Paraíba do Sul, Pádua, Porciúncula e São José de Ubá. “Como sabemos, o processo de aprendizagem está diretamente ligado à afetividade e às emoções. A experiência da arte é o veículo que move as emoções, e isso marca significativamente o ser humano e se desdobra em aprendizagens cheias de sentidos, memórias e conexões”, disse Moana Martins, coordenadora do projeto.

O projeto foi criado em 2018 com o objetivo de aproximar e integrar professores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro e o Programa Orquestra nas Escolas, programa de Música e Educação da Secretaria Municipal de Educação carioca. Com novecentos e dez professores nos primeiros laboratórios, o Sinta o Som chega a 2020 com a participação de mais de sete mil professores na cidade do Rio de Janeiro, inclusive com atividades remotas. “Para o fim do semestre, mesmo que virtualmente, desejamos que a experiência continuada do Sinta o Som seja comemorada em grande encontro entre professores, alunos e todos os envolvidos que nos ajudaram a realizar este sonho”, declara Valéria Seabra de Chiara, presidente do Instituto Brasileiro de Música e Educação (IBME).

O Sinta o Som mantém um laboratório permanente de estudos e criação pedagógica, alinhado às pesquisas de universidades do mundo inteiro sobre as práticas envolvendo a música e a arte e a sua correlação com a melhoria e fluxo das funções executivas do cérebro para um melhor desempenho acadêmico dos alunos. As diretrizes da Base Nacional Comum Curricular também são norteadoras no desenvolvimento das propostas do programa.

Últimas