Escolinha de teatro abre inscrições para oficinas com crianças e jovens

09/05/2017 16:05

A Escolinha Livre de Teatro Língua de Trapo está com inscrições abertas para as oficinas livres de teatro para crianças e jovens, com aulas que tem inicio neste mês de maio. Entre as novidades deste ano está a parceria com Instituto Educacional Nossa senhora de Lourdes. A Escolinha Livre de Teatro Língua de Trapo criada em 2000, pela atriz, poeta e diretora teatral Iara Roccha, no Retiro dos Artistas em Jacarepaguá, Rio, com apoio do ator Stepan Nercessian. 

Desde 2008 a Cia Teatral Língua de Trapo tem sede em Petrópolis e agora numa parceria inédita com uma importante instituição de ensino tradicional e respeitada, vem a público, divulgar e convidar a todos para uma experiência lúdica e artística com crianças e jovens da cidade. A Escolinha Livre de Teatro Língua de Trapo não tem a premissa de formação de atores e sim, possibilitar uma vivência lúdica, rica, onde o jogo a brincadeira, a leitura, a improvisação, a música o canto a dança e a poesia se tornem elementos e recursos para uma montagem de um espetáculo ao final de cada período. 

Todos os participantes acompanham e contribuem diretamente no processo de criação e montagem de um espetáculo, onde são incluídos vivências de oficinas de figurino, cenografia, composição, trilha sonora, direção musical, direção de cena, sonoplastia, abrindo possibilidades de um aprendizado e descobertas da magia e beleza que é o fazer teatral. “a Oficina de Teatro é uma proposta poética para um tempo em que precisamos com urgência valorizar e estimular o contato de crianças e jovens com a arte, uma ferramenta formadora de um sentimento mais humanitário e  solidário na sociedade em que vivemos” afirma a atriz. 

Metodologia – Pautada em teóricos teatrais como Viola Spolin, Olga Reverbel , jogos Teatrais de Maria Clara Machado dentre outros, a atriz e diretora pretende desenvolver um processo criativo e o  senso crítico dos participantes, através da poesia, de brincadeiras , da música, dança, técnicas de improvisação e jogos teatrais. Como resultado de cada oficina  apresentaremos um espetáculo gratuito para pais, alunos e convidados.

Iara Roccha – Atriz, poeta, membro da academia brasileira de poesia – casa Raul de Leoni, professora e  diretora teatral. Registro profissional nº 33.093 Tabladiana, fez oficinas com vários coletivos da cena brasileira, dentre eles, o grupo Tá na Rua de Hamir Hadad,  Intrépida Trupe, Nós do Morro e outros. Estreou seu primeiro monólogo em outubro de 2012 em curta temporada com o espetáculo CIÚME na Caixa Cultural do Rio de Janeiro e dezembro do mesmo ano se apresentou no FITA (Festival Internacional de Teatro de Angra dos Reis). 

Atuou em diversas espetáculos desde 1998 além da participação em alguns curtas-metragens. Fez também um extenso trabalho como Diretora de Produção em eventos culturais no Estado do Rio de Janeiro. Criou e dirige a Escola Popular de Teatro Língua de Trapo. Criou e dirige desde 2000 a escolinha  Livre de Teatro Língua de Trapo, cujo inicio foi no Retiro dos Artistas – RJ. Em 2009 a Cia Língua de Trapo  torna- se Ponto de Cultura e recebe título de Utilidade Pública Municipal. 

Iara Roccha já dirigiu e montou diversos espetáculos teatrais com crianças e jovens em suas oficinas , dentre eles: Aprendiz  de Feiticeiro -Texto: Maria Clara Machado; A Revolta dos Brinquedos – Texto –Pernambuco de Oliveira e Pedro Veja; Quem Matou o leão? Texto: Maria Clara Machado; Deu a louca na história! Texto, Adaptação e direção: Iara Roccha; Romeu e Julieta – Texto: Ruth Rocha – Teatro Iracema de Alencar; Ida ao Teatro – Texto: Karl Valentin; O Reino dos Mal-Humorados – Texto: Rosana Rios; Rádio maluca!  – Criação coletiva (jovens atores); Encantarias – Texto: Paulo Marcos de Carvalho; O Rio do Reino! Texto: Paulo Marcos de Carvalho; Esse Mundo é uma bola…Ora bolas! Texto Paulo Marcos de Carvalho.

Mais informações ciateatrallinguadetrapo@gmail.com ou com a oficineira e diretora Iara Roccha (facebook) ou Zap 21-99942-9944. 

Últimas