Escritor é semifinalista do Prêmio Jabuti com livro sobre viagem de D. Pedro I pela Serra

01/nov 17:47
Por Maria Julia Souza I Foto: Arquivo Pessoal

Nascido no Rio de Janeiro, mas tendo crescido entre Petrópolis e Niterói, o advogado e escritor petropolitano de coração, Alvaro Adolpho Oliveira, foi indicado como semifinalista do Prêmio Jabuti 2024, o mais tradicional prêmio literário do Brasil, na categoria “Escritor Estreante – Romance”, com o livro “Concórdia”, um romance histórico que se passa no período imperial e que conta a história de uma viagem de D. Pedro I pela Serra. 

O livro aborda fatos ocorridos no período que abrange os anos anteriores à Proclamação da Independência e se estende até o final do Primeiro Reinado. Muitos fatos narrados na obra são históricos, comprovados por documentos e citados nos livros produzidos por pesquisadores e historiadores de renome. O livro possui personagens históricos e outros fictícios.  

Leia Também: Livro sobre viagem de D. Pedro I pela Serra é lançado em Petrópolis

Foto: Arquivo Pessoal

A inscrição para participar da premiação foi realizada pelo Grupo Editorial Scortecci, editora responsável pela publicação do livro. Para figurar entre os 10 semifinalistas, a obra foi selecionada entre outros 4.170 livros inscritos, através de um júri qualificado. 

O autor declara que está muito realizado com o reconhecimento nacional conquistado até agora. “Mesmo sabendo das dificuldades e da inquestionável qualidade das obras que estão concorrendo com Concórdia, aguardo ansioso os resultados das próximas etapas”, disse. 

Os cinco finalistas de cada categoria da premiação serão divulgados no dia 05 de novembro, às 12h, enquanto os vencedores de todas as categorias serão conhecidos na cerimônia de premiação, no dia 19 de novembro, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, em um evento exclusivo para convidados. 

Concórdia é o livro de estreia do escritor, que foi produzido em 2019 e publicado de forma impressa em 2023 pela Scortecci Editora. Ele também já trabalha na finalização de outra obra, um outro romance histórico que conta a história de um escravo letrado, e que deverá ser finalizado no próximo ano.

“Estou escrevendo meu segundo livro, que também é um romance histórico, e pretendo finalizá-lo em breve. Sinto-me ainda mais motivado para continuar escrevendo em função da indicação ao Prêmio Jabuti. Vejo essa indicação como um sinal de que estou no caminho certo e de que minhas palavras têm a capacidade de despertar o interesse dos leitores”, finalizou o escritor. 

Mais informações sobre as obras produzidas pelo escritor podem ser obtidas em seu Instagram.

Últimas