Espaço Itaipava Mix, novo empreendimento do terceiro distrito, será inaugurado após Justiça autorizar abertura
A abertura do Espaço Itaipava Mix foi concedida após a 4ª Vara Cível revogar a decisão que impedia a abertura do empreendimento localizado na Estrada União e Indústria, em frente ao destacamento 15º GBM. A decisão foi tomada no dia 23 de maio e divulgada na segunda-feira (19).
Em outubro do ano passado, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), ingressou com o pedido de suspensão das atividades relacionadas ao empreendimento até que todos os documentos fossem vistos pelo órgão.
Leia também: MP solicita que início das atividades de novo empreendimento em Itaipava seja suspenso
Já em novembro também do ano passado, a Justiça Federal, através da 4ª Vara Cível, suspendeu a inauguração do empreendimento. Na ocasião, a decisão foi baseada no inquérito civil apresentado pela Promotora de Justiça, Zilda Januzzi, exigindo que a documentação para a inauguração fosse apresentada.
Leia também: Inauguração da “Nova Feirinha”, em Itaipava, é suspensa após decisão da 4ª Vara Cível
Cristiano Bayão, responsável pelo Espaço Itaipava Mix, explica que um dos motivos que atrasaram a inauguração do empreendimento foi o estudo de impacto do trânsito. O empresário afirma que os anos no “vai e vem” da obra foram perdidos.
“As pessoas que têm os boxes com a gente ficaram paradas. Algumas pessoas desistiram até. Acima disso tudo, o mais importante é que fomos liberados e que, se tivesse alguma coisa errada, a gente nem iria passar pelo estudo de impacto, nem iria ser liberado pela Justiça, nem a Prefeitura liberaria todas as documentações. Desde sempre, eu falei que nós estávamos certo”, afirma.
Sobre o estudo de impacto viário, Cristiano afirma que os estudos já haviam sido feitos com um engenheiro de trânsito. “Ele já tinha nos passado a viabilidade do espaço. Nós não fizemos por fazer”, afirma.
No documento da decisão de abertura do empreendimento, a juíza lembra da série de recomendações feitas pela CPTrans para o funcionamento do espaço. No entanto, no documento, não está especificado quais recomendações são essas. Procuramos a CPTrans para saber mais detalhes sobre o assunto, mas não tivemos retorno até o fechamento da matéria.
Oportunidades
Para Cristiano, o empreendimento é uma oportunidade do microempreendedor petropolitano trabalhar por conta própria. “Essa é uma oportunidade de fazer o dinheiro girar dentro da cidade”, conta.
São cerca de 90 boxes que já estão todos preenchidos e, segundo o responsável pelo espaço, há ainda uma fila de espera caso haja alguma desistência. “Nós estamos dando oportunidade para 90 famílias poderem trabalhar, isso a nível direto, sem falar indiretamente. A gente fomenta, na verdade, uma relação de trabalho”, ressalta.
Para o empresário, o Espaço Itaipava Mix é um local que viabilizará que pessoas comuns possam ter seus espaços em uma área nobre da cidade. “A nossa meta não é enriquecimento. Nós queremos trabalhar. Queremos dar oportunidade às pessoas simples de venderem os seus produtos aos turistas e petropolitanos, que tem a necessidade de comprar algo não seja tão caro em um ambiente bacana”, afirma.
Inauguração
Cristiano afirma que a inauguração deve acontecer entre os dias 15 de julho a 1º de agosto. No momento, o espaço passa pelo processo de finalização das obras. O próximo passo é a parte de decoração, de acordo com o responsável.
O local contará com 41 vagas de estacionamento e, se houver manobrador, haverá até 70 vagas para veículos.