Especialista alerta para avanço da febre amarela

17/03/2017 16:22

A confirmação de dois casos de febre amarela na cidade de Casimiro de Abreu, na Região dos Lagos, acende um alerta em relação ao avanço da doença no Estado do Rio de Janeiro. Para evitar o aumento dos casos, a secretaria de Estado de Saúde ampliou a área de bloqueio dentro do Estado e antecipou a vacinação em 25 municípios considerados estratégicos. Além disso, até o fim do ano, de forma gradativa, a expectativa é que toda população do Rio seja vacinada. Para o infectologista, Paulo César Guimarães, as pessoas devem evitar viajar para as áreas onde há casos da doença, especialmente nas zonas rurais.

“O ideal é evitar locais considerados endêmicos e, caso, a pessoa precise ir até estes locais tem que tomar a vacina 10 dias antes. A vacina tem entre 95% a 96% de eficácia e a medida mais importante para prevenção da doença”, disse o infectologista Paulo César Guimarães. Para ele, o uso de repelentes e roupas compridas ajudam, mas apenas a vacina é eficaz contra a febre amarela. “Esses artifícios podem ajudar, mas a eficácia é bem menor. Se não conseguir tomar a vacina no prazo de 10 dias antes da viagem, o recomendável adie a viagem até que a pessoa esteja imunizada”, alertou o médico.

A vacina contra a febre amarela só deve chegar em Petrópolis, no fim deste mês. Só neste ano já foram aplicadas na cidade, 6.860 doses. “A vacina é um vírus vivo atenuado, por isso nem todas as pessoas podem tomar. Ela é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas”, explicou Paulo César. A vacina tem proteção de 10 anos.

De acordo com a secretaria de Estado de Saúde, um dos pacientes com a doença em Casimiro de Abreu foi a óbito e o outro permanece internado. Os dois homens eram da área rural da cidade de Casimiro e sem histórico de viagem para áreas onde há comprovação da circulação da doença. 

Dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, 47 já fazem parte da área de bloqueio. Desses, 25 começam esta semana a vacinar a população, principalmente os moradores da área rural. 

MUNICÍPIOS DA REGIÃO ESTRATÉGICA

* Terão a data do início de vacinação antecipada:

– Araruama

– Bom Jardim

– Cabo Frio

– Cachoeiras de Macacu

– Casimiro de Abreu

– Conceição de Macabu

– Cordeiro

– Duas Barras

– Macaé

– Macuco

– Nova Friburgo

– Rio Bonito

– Rio das Ostras

– Silva Jardim

– Sumidouro

– Tanguá

– Trajano de Moraes

* já estavam na área de vacinação de bloqueio (divisas com MG e ES):

– Campos dos Goytacazes

– Cantagalo

– Cardoso Moreira

– Carmo

– Santa Maria Madalena

– São Fidélis

– São Sebastião do Alto

– Sapucaia


MUNICÍPIOS QUE JÁ ESTÃO NA REGIÃO DE BLOQUEIO:

– Aperibé

– Bom Jesus do Itabapoana

– Cambuci

– Comendador Levy Gasparian

– Italva

– Itaocara

– Itaperuna

– Itatiaia

– Laje do Muriaé

– Miracema

– Natividade

– Paraíba do Sul

– Porciúncula

– Quatis

– Resende

– Rio das Flores

– Santo Antônio de Pádua

– São Francisco de Itabapoana

– São José de Ubá

– Três Rios

– Valença

– Varre-Sai


CAPITAL, REGIÃO METROPOLITANA E DEMAIS MUNICÍPIOS:

*data de início da vacinação mantida para o fim do mês de março.


Últimas