Especialistas dão dicas para evitar os malefícios dos excessos alimentares nas festas de fim de ano

25/dez 07:00
Por Redação/Tribuna de Petrópolis | Foto: Reprodução

As festas de fim de ano são momentos de celebração e alegria, mas também podem trazer desafios para a saúde devido aos excessos alimentares e ao consumo de bebidas alcoólicas. Embora deslizes ocasionais não comprometam significativamente a saúde, a moderação e o equilíbrio são fundamentais, como alerta Rodrigo Carvalho, nutricionista do Hospital Santa Teresa.

“A longo prazo, só haverá impactos negativos se os exageros se consolidarem como hábitos. Nesses casos, é possível experimentar sobrepeso, obesidade, hipertensão e diabetes. No curto prazo, os excessos podem resultar em retenção de líquidos, distensão e dores abdominais, náuseas, aumento do ritmo intestinal e até cefaleia, especialmente em pessoas com comorbidades, como refluxo gastroesofágico, diabetes ou hipertensão”, explica.

Para aproveitar as festas sem culpa, o nutricionista recomenda:

  • Faça refeições leves antes das festas: Priorize uma alimentação equilibrada e foque na hidratação ao longo do dia.
  • Evite “beliscar”: Sirva-se de um prato completo em vez de petiscar, o que evita o consumo excessivo de calorias.
  • Modere no álcool: Intercale bebidas alcoólicas com água, sucos naturais ou água de coco para evitar desidratação e ressaca.
  • Inclua alimentos digestivos: Após refeições pesadas, aposte em itens como abacaxi ou chá de hortelã para auxiliar na digestão.
  • Retome a rotina alimentar após as festas: Realizar quatro ou cinco refeições fora do padrão ao longo do mês não compromete a saúde, desde que sejam seguidas por um retorno à alimentação equilibrada.

Rodrigo destaca que não há uma quantidade segura de álcool para consumo e reforça a importância de moderação. “Defina uma quantidade a ser ingerida, mantenha-se hidratado e alimente-se antes ou durante as festas.”

De acordo com ele, com planejamento e equilíbrio, é possível aproveitar as comemorações de fim de ano com saúde e bem-estar, sem abrir mão da diversão.

Preparo das refeições também faz diferença

A médica especializada em nutrologia, Nathália Ventura, também reforça o cuidado com a alimentação em meio às festas, com a inclusão de saladas, legumes, frutas e carnes magras, alinhado ao controle das porções, evitando excessos. Segundo Nathália, estas podem ser medidas básicas para manter o equilíbrio.

“Sempre priorize o consumo de alimentos frescos e ricos em nutrientes. Eles são fundamentais para a saciedade, além de equilibrar as opções calóricas seguintes, como frituras e doces. Comer devagar também é uma dica valiosa e, de preferência, evitando distrações com televisão ou uso de celular, se atentando ao que está sendo consumido”, explicou a médica.

O preparo das refeições também faz toda a diferença. Assar, grelhar ou cozinhar no vapor, ao invés de fritar, são métodos de cozimento mais saudáveis. Mas, para reduzir a quantidade de gorduras no prato principal, itens como frango, peru e peixes são as alternativas ideais. Mas, antes de comprar, é importante evitar os congelados que, normalmente, são pré-temperados e cheios de conservantes.

“Planeje as compras com prioridade aos ingredientes in natura e temperos naturais, não excluindo as folhas verdes do cardápio, que são ricas em fibras, o que gera o aumento da saciedade. O arroz, por exemplo, pode ficar mais interessante, deixando de lado às polêmicas com uva passas, aumentando os nutrientes com o arroz integral e trocando o bacon e produtos processados por leguminosas, como lentilha e grão-de-bico”, disse.

Para as sobremesas, uma tábua de frutas ou nozes são as opções mais ideais, evitando os doces. Mas, para não perder as tradições, Nathália dá algumas dicas. “Ao invés de fritar a rabanada, você pode assar. O pavê, por exemplo, pode ter camadas de cremes à base de iogurte, enquanto os sorvetes podem ser feitos com frutas congeladas”, explicou.

Últimas