Estação Jaqueira: espaço integra arte, cultura e práticas de educação ambiental no Vale do Cuiabá
O Vale do Cuiabá, no distrito de Itaipava, é bastante admirado por suas belezas naturais. Por outro lado, grande parte deste local ainda permanece desconhecido pelos próprios petropolitanos. Você já ouviu falar, por exemplo, na Estação Jaqueira?
Idealizada por um grupo de moradores, a Estação Jaqueira nasceu no endereço onde funcionou um dos mais tradicionais hotéis do Vale, o Tambo Los Incas, com o belíssimo intuito de contribuir, a partir de ações artísticas e educativas, para a comunidade local. O espaço está com uma parte em obras, para garantir ao público uma experiência única e especial.
As atividades desenvolvidas pelo espaço encantam pela proposta de cuidado com o meio ambiente. Uma delas é a R3 Reciclagem, o projeto embrionário da Estação Jaqueira; um ponto de coleta de materiais, como vidro, papel, metal e plástico, que são entregues à Cooperativa de Trabalho, Reciclagem e Empreendedores Populares de Petrópolis. No galpão da antiga triagem e prensagem de lixo, estão em exposição alguns trabalhos dos colaboradores, que transformam em arte os materiais descartados.
Ali perto, na R3 Serralharia, nascem móveis e artefatos em ferro, latão e cobre, com desenhos personalizados, pelas mãos do serralheiro Luís Fernando Weilemann.
Mais adiante, os visitantes podem apreciar o espaço Canto das Aves, o galinheiro que abriga galinhas poedeiras de Minas Gerais, gansos sinaleiros de origem africana e galinhas d’Angola.
Outro cantinho da Estação Jaqueira é o Viveiro Caioaba, que produz mudas nativas da Mata Atlântica, elabora e executa projetos de reflorestamentos, pomares, hortas e jardins, visando a produção agroflorestal e a integração de abelhas nativas, em risco de extinção, na restauração do meio ambiente.
Para os amantes das artes, há uma galeria de obras, uma biblioteca e uma lojinha, as duas últimas em fase de conclusão. O Centro de Artes Estação Jaqueira, segundo a equipe, desenvolve o seu trabalho em três frentes ao apoiar, divulgar e integrar os artistas e a comunidade local, com programação de exposições, cursos e eventos de audiovisual, artes plásticas e música.
O entusiasmo dos envolvidos nas atividades da Estação Jaqueira é grande para inaugurar a Galeria de Arte com a exposição Arte Reciclada: fauna e flora. A mostra reúne cinco artistas petropolitanos que trabalham exclusivamente com material reciclável: Alcir Pereira e as aves pneus; Camilo Moreira e as cidades tecnológicas; Lucinha Alves e o desenho da natureza; Oséias Simone e os Robozitos ECO; e Zé Filho e a sucata mecânica.
Para os amantes da leitura, haverá um espaço para lá de especial. A Estação Leitura, que promete ser aconchegante e relaxante, terá à disposição dos visitantes confortáveis poltronas e um rico acervo de livros com temáticas relacionadas à arte, ao meio ambiente e aos povos originários brasileiros.
A Estação Jaqueira fica na Estrada Ministro Salgado Filho, nº 2.781, Vale do Cuiabá – Itaipava, Petrópolis, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados, até 12h.