Estacionamento irregular em vagas de deficientes se torna cena frequente em Petrópolis

18/01/2023 19:26
Por Enzo Gabriel

A Lei nº 13.146, de 2015, trata da inclusão da pessoa com deficiência e estipula que estacionamentos públicos e privados devem reservar ao menos 2% das vagas para deficientes. Em Petrópolis, as vagas existem. Porém, diversos motoristas desrespeitam e estacionam seus veículos nas vagas exclusivas, prejudicando quem realmente tem direito.

Aline Fercher conta que passa constantemente por problemas quando tenta parar nas vagas destinadas: “Eu fico indignada com a falta de respeito com as vagas especiais. Interessante é que os que mais fazem isso são os idosos. Eles param na vaga de deficiente e xingam, se achando no direito de estar ali, por serem idosos. Eu tento denunciar, mas a CPTrans diz que não pode multar por fotos, somente em flagrante, mas os agentes nunca aparecem.”

Foto: Aline Fercher

O motorista que estaciona em uma vaga para PcD sem estar credenciado comete infração gravíssima, sujeito a multa de R$ 293,47, além de ter sete pontos descontados na Carteira Nacional de Habilitação e o veículo removido para o pátio.

Questionada sobre o trabalho de fiscalização, a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes afirmou que realiza rondas diárias em diversos pontos da cidade, multando os veículos estacionados de maneira irregular. As denúncias devem ser feitas pelo telefone (24) 2237-1703.

Últimas