Estacionamento irregular impacta diretamente no funcionamento do transporte público em Petrópolis

30/08/2023 08:03
Por Enzo Gabriel

No trânsito petropolitano, com o aumento anual no número de veículos, cada dia mais existem problemas relacionados ao estacionamento irregular. Isso pode ser verificado nos problemas causados diariamente ao transporte público, com as empresas tendo suas operações diretamente afetadas. De janeiro a julho deste ano, a Turp Transporte registrou 92 viagens perdidas por estacionamento irregular de veículos, enquanto a Cidade Real, no mesmo período, enviou 78 ofícios à CPTrans pelos mesmos motivos.

“Entendemos que as pessoas possuem necessidades próprias, mas é importante pensar no coletivo. Os ônibus precisam ter preferência na mobilidade urbana, tendo em vista que muitas pessoas estão compartilhando de um mesmo serviço. É necessária a conscientização dos condutores particulares e, em sua ausência, esperamos medidas cabíveis das autoridades, para que os ônibus possam circular e cumprir as viagens programadas”, disse Carla Rivetti, superintendente do Setranspetro.

Leia também: CPTrans está há cinco meses sem reboque para remoção de veículos em Petrópolis

Um levantamento feito pelo Setranspetro apontou os principais pontos de estacionamento irregular que afetam cada empresa e os impactos que a questão gera na operação do transporte público:

Cidade Real

Ônibus preso por conta de estacionamento irregular na Vila São José, na tarde desta segunda-feira (28).
Foto: Setranspetro

A Cidade Real informou que nos sete primeiros meses deste ano, 78 ofícios referentes ao estacionamento irregular foram enviados à CPTrans. Os bairros com mais frequência da irregularidade são: Bataillard, Bingen, Duarte da Silveira, Pedras Brancas e Centro.

Petro Ita

Ônibus da linha 467 – Honduras afetado pelo estacionamento irregular.
Foto: Setranspetro

A Petro Ita afirmou que o estacionamento irregular acarreta, principalmente, em atrasos na operação das linhas, mas em casos extremos, causa até a suspensão temporária do atendimento e paralisação da linha. O estacionamento irregular gera perda de até 10 partidas por dia.

Cidade das Hortênsias

Problemas para o ônibus da linha 314 – Loteamento Samambaia via Humberto Rovigatti no manobrador.
Foto: Setranspetro

Segundo a Cidade das Hortênsias, as linhas campeãs no quesito estacionamento irregular são: 312 – Loteamento Samambaia (Noturno); 314 – Loteamento Samambaia (via Humberto Rovigatti); 317 – Bela Vista (via Gregório Cruzick); e 300, 330 e 340, com problemas na Avenida Dom Pedro. A empresa afirma que já enviou três ofícios sobre o tema à CPTrans.

Cascatinha

Ponto da Rua Caldas Viana tomado por veículos.
Foto: Setranspetro

Para a Cascatinha, quatro linhas se destacam por conta de problemas com a irregularidade: 515 – Jardim Salvador; 517 – Comunidade Ventura (problema identificado na Rua Veridiano Félix); 522 – Luiz Pelegrini (problema identificado na Rua Montese); e 524 – Veridiano Félix. No Centro, o problema também é diário nos pontos localizados nas ruas Prudente Aguiar e Caldas Viana.

Turp Transporte

Ônibus do Águas Lindas com dificuldade de operar pelo estacionamento irregular.
Foto: Setranspetro

A Turp Transporte, de janeiro a julho deste ano, registrou a perda de 92 viagens por veículos estacionados de maneira irregular em sua área de atuação. Além disso, 28 ofícios já foram enviados à CPTrans. As linhas que mais geram problemas com o tema são: 727 – Cândida Neves Xavier, no manobrador; 608 – Calembe, no Promenade; 616 – Vale das Flores, na Pedro Pavão e 717 – Circular Posse, em vários trechos, sendo a mais afetada.

Com a palavra, a CPTrans:

A CPTrans informou que agentes da companhia fazem rondas, diariamente, por toda a cidade para coibir a prática do estacionamento irregular e que, além da fiscalização in loco, também utiliza o videomonitoramento, usando a tecnologia do Cimop para coibir a infração.

Últimas