Estacionamento irregular na Av. Barão do Rio Branco prejudica ciclistas e pedestres
Não é de hoje que o estacionamento irregular compromete a mobilidade urbana em Petrópolis. O problema pode ser presenciado em todo o município. Recentemente, um grupo de ciclistas chamou a atenção para a situação na Avenida Barão do Rio Branco. Condutores estacionam os veículos na ciclofaixa e, por vezes, na própria calçada, prejudicando ciclistas e pedestres.
“Sentimos que somos desrespeitados e negligenciados. Muitos motoristas ignoram que é proibido estacionar na ciclofaixa e que o dever deles é proteger os mais vulneráveis no trânsito (ciclistas e pedestres), apesar disso ser lei. Mesmo a Barão tendo duas faixas de rolamento, quem comete a infração prefere obstruir completamente a ciclofaixa e a calçada ao invés de causar algum transtorno no trânsito de veículos motorizados. Bicicleta é veículo e o ciclista tem família, trabalha, estuda… é uma vida que vai na bicicleta e que tem o direito de participar do trânsito.”, desabafa Isabella Guedes, representante da Associação dos Ciclistas de Petrópolis.
Isabella ainda relata as dificuldades para a denúncia sobre o estacionamento irregular: “Nós sempre recomendamos a denúncia, porém os canais disponíveis atualmente não são eficazes, por serem de atendimento demorado, possuem horário de funcionamento limitado e normalmente não fornecem número de protocolo. Estacionamento irregular em Petrópolis acontece em vários locais, acredito que pela falta de fiscalização e punição. Especificamente na Barão, que é uma das vias com maior número de acidentes, de acordo com o anuário estatístico da CPTrans, precisaria ter câmeras de monitoramento com aplicação de multa para facilitar o processo de fiscalização. Além disso, a criação de um canal mais eficiente de denúncia, que funcione 24H, é imprescindível. Lembramos que a ciclofaixa da Barão é a única infraestrutura cicloviária da cidade, então precisa ser respeitada e melhorada frequentemente. Ainda nos deparamos com veículos estacionados ou parados na ciclofaixa e, com isso, o ciclista precisa desviar para a pista de rolamento, correndo risco, como já aconteceu anteriormente com um ciclista que veio a óbito em uma situação como essa.”
A Prefeitura de Petrópolis foi questionada sobre a situação e a fiscalização do estacionamento irregular na região, mas não respondeu até o fechamento desta matéria.