Estado deixa espaço para prefeitura assumir obras
Claudio Castro, se quiser continuar bem na foto com seus eleitores petropolitanos, precisa dar continuidade ao que foi iniciado em obras pós-enchentes de 2022. Depois de um ano ainda não foram concluídas as intervenções nas ruas Teresa, 24 de Maio e Rua Nova e Pedro Ivo. Mais do que isso, não foi retomada a licitação – suspensa na mudança de secretarias do governo agora no início do ano – de outro bloco de obras. Este engloba ruas Uruguai e 1º de Maio, Avenida Paulista Travessa Vasconcelos e Bartolomeu Sodré. Tá certo que avançou muito as obras do extravasor do Quissamã, Washington Luiz e Batatinha, mas é preciso terminar tudo isso e a segunda fase prometida o quanto antes.
Prefeitura assume intervenções
Rubens Bomtempo já sentiu que existe agora morosidade nas ações do governo do Estado, o que respinga também em sua gestão e começou a absorver obras que Claudio Castro tinha prometido fazer. É o caso da contenção de encosta no BNH do Sargento Boening. A prefeitura vai assumir as obras que estavam previstas neste segundo lote de licitações que o estado vai fazer.
Não dá para tudo
Outro ponto que favorece Bomtempo tomar a frente das obras agora – pelo menos as de menor porte – são os R$ 250 milhões a mais em arrecadação de IPTU depois de revisão da partilha de ICMS no Estado – por ano. Porém, esta verba vai precisar atender a outras áreas. Portanto, nas de maior volume, ainda vamos depender dos governos estadual e federal.
Abafa
E olha que em 2022 a ação rápida do estado nos deu uma sensação de que poderia ser uma operação ‘abafa Bomtempo’. Porque o Estado chegou junto com mais assertividade e sangue frio e acabou deixando Bomtempo de coadjuvante. Agora com a prefeitura mostrando mais serviço esses papéis podem ser inverter.
Pré-vestibular social
A Educafro e a Escola Popular de Petrópolis, em parceria com a Casa da Cidadania, abriram 50 vagas gratuitas no pré-vestibular social. As vagas são, prioritariamente, para pretos e pardos e pessoas com baixa renda e oriundos de escola pública. Para realizar a pré-matrícula, é necessário acessar o seguinte link https://bit.ly/inscriçoeseduca. As aulas começam dia 25 de março.
Emergência na Fazenda
A prefeitura contratou emergencialmente por R$ 179 mil empresa para reformar o teto do corredor de acesso e também das salas da Secretaria de Fazenda que estão por um fio. A gente achou meio caro, mas…
Tá demorando
Falando nisso, cadê a reforma do Palácio Sérgio Fadel? Porque tem mais de seis meses que a prefeitura formou um grupo de trabalho entre os servidores para estudar a execução da obra de restauração. E a Fazenda faz parte deste prédio, um anexo nos fundos do palácio.
Doação no Carnaval
Em meio à folia reserve um tempinho para uma boa ação. É esse o apelo do Banco de Sangue Santa Teresa, já que nos feriados prolongados as doações caem. Por isso ele vai estar aberto todos os dias de Carnaval, de 7h às 18h, na Rua Doutor Paulo Hervê, 1130, no bairro Bingen.
Será que dá tempo?
Não sei, não, hein gente… Do jeito que a gente anda sortudo com reforma de pontos turísticos e culturais… A prefeitura está iniciando reforma do Museu Casa de Santos Dumont – obras na fachada, telhado, parte interna do prédio e o Centro Cultural 14 Bis. Mas, tem que ficar pronto até julho para o importante equipamento turístico ser palco das comemorações dos 150 anos de nascimento do inventor.
Água e sabão
Podiam pelo menos terem dado uma guaribada nos pórticos. Tem turistas chegando à cidade no Carnaval e dão de cara com os pórticos do Bingen e Quitandinha sujinhos. No vídeo nas redes sociais de uma influencer que veio à cidade deu vergonha quando mostrou o do Quitandinha.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br