Pagamento deste mês foi realizado nesta sexta-feira (17)
Estagiários que atuam na Rede Municipal de Educação de Petrópolis relatam problemas com os pagamentos, que deveriam ser efetuados até o décimo dia útil do mês, o que não tem acontecido. Segundo eles, o problema acontece de forma recorrente e, em algumas unidades, alguns deles precisam faltar o trabalho, por não terem dinheiro para a locomoção.
“Há um tempo a Prefeitura fez um ‘acordo’ dizendo que seria até o 10º dia útil (aspas porque ninguém assinou ou concordou com nada). Mas, na verdade, nem no 10º dia estamos recebendo”, disse uma das estagiárias.
Outra estudante relata que no mês passado ficou quase dois meses sem receber o pagamento. “Todo mês não recebemos no dia, isso é desumano! Temos contas [para pagar], tenho filho, faculdade, e as contas atrasando… Infelizmente o salário depois não vem com juros, mas as contas sim.”
Os estudantes relatam ainda que, em alguns casos, além da falta de dinheiro para a locomoção, alguns deles não possuem o valor para comprar gás de cozinha ou para pagar a conta de luz.
“Como faremos nosso trabalho se não tivermos como acessar à escola?! Isso é um descaso com a gente e com as inclusões, que muitas vezes tem somente a nós como referência dentro do ambiente escolar”, finalizou uma das estagiárias.
O que diz a Prefeitura
Em nota, a Prefeitura informou que os pagamentos deste mês foram efetuados nesta sexta-feira (17). No entanto, não foi informado o motivo dos atrasos recorrentes.