Estoques do Banco de Sangue do HST se aproximam de níveis críticos
Os estoques do Banco de Sangue Santa Teresa estão chegando a níveis críticos. Considerado um período preocupante, o inverno naturalmente inibe os usuais doadores, que, no aconchego de seus lares, acabam se esquecendo do gesto solidário da doação de sangue. Por outro lado, é a estação do ano em que aumentam as doenças respiratórias, em que há muitas intercorrências hospitalares, com necessidades de transfusões.
O deficit dos estoques está 16% abaixo do ideal. Segundo Rodrigo Moreira, líder de captação do Banco de Sangue Santa Teresa, para que os atendimentos continuem sendo realizados com tranquilidade e segurança, são necessárias 80 coletas diárias. “Neste momento estamos atingindo uma média de apenas 35 doações. A situação está pior ainda com sangue O+, cujo estoque está 40% abaixo do normal. Por isso, fazemos um apelo para que a população de Petrópolis se solidarize com essa causa e venha doar sangue”, diz Moreira.
O tipo de sangue O+ é o único que pode ser utilizado em bebês de até seis meses, quando uma transfusão é necessária. Ou seja, todos os recém-nascidos que necessitam de doação, recebem sangue O+ ou O- (este último doador é universal). “Assim, é importante manter os estoques abastecidos deste tipo sanguíneo, assim de todos os outros, já que uma única doação pode salvar até quatro vidas”, conclui Moreira.
O Banco de Sangue Santa Teresa é responsável por realizar, em média, 650 transfusões por mês e precisa de 80 doações por dia para atender a essa demanda com segurança. O sangue coletado é destinado a pacientes tanto do SUS quanto da rede particular, isto é, aquelas que são atendidas em prontos-socorros e nos hospitais Santa Teresa e Unimed, além de pacientes encaminhados pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).
Para doar não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável). O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem e/ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar seis meses.
As pessoas com hepatite B e C ou com diabetes não podem doar e quem toma algum tipo de medicação precisar ligar para a unidade para confirmar.
O Banco de Sangue Santa Teresa funciona todos os dias de 7h às 18h, inclusive fins de semana e feriados. O estacionamento é gratuito para doadores. A unidade está localizada no térreo do Hospital Santa Teresa, na rua Paulino Afonso, 477, Bingen. Mais informações sobre os requisitos para doação (24) 2245-2324 ou 99269-4355 (whatsapp).