Estrada de Pedro do Rio não recebe cuidados desde 2016
A cada dia que passa fica mais difícil transitar pela Estrada José Joaquim Rodrigues, em Pedro do Rio. Depois de ser castigada pelas chuvas de 2016, a localidade conhecida como “Paiolinho” sofre a cada dia mais com a falta de manutenção viária. Buracos e valas disputam espaço com a vegetação que invade a rua e atrapalha a vida dos moradores.
A carioca Maria Beatriz Figueiredo, que tem sítio na região, disse que já ficou agarrada duas vezes com seu carro, dentro de valas. “É muito difícil. O mato está enorme, e aí você tenta desviar e cai dentro de um buraco. Vai sair do buraco, cai na vala, e o carro fica com a roda no ar”, explicou. Mesmo comprando um veículo da marca Jeep, que seria mais indicado para tipo de rua, ela não escapou do problema. “Fiquei agarrada e precisei de ajuda. Se não tivesse ninguém para tirar o carro eu ficaria lá. Já tivemos acidentes, a via é movimentada. É muito perigoso, fora que é total falta de respeito”, contou a gerente financeira.
Em toda a sua extensão, a estrada apresenta buracos e rachaduras, mas no trecho sem calçamento a situação é ainda pior. As valas construídas naturalmente pelo caminho das águas de chuva, tomam a pista de fora a fora e impedem a passagem de determinados veículos. Quem está no local todos os dias é que mais sofre com o problema. “É ruim sair de casa para trabalhar. É um obstáculo a mais. Já não temos ônibus, e agora não temos rua. Fica difícil”, contou Maria Inês de Oliveira Ramos, 32 anos, comerciante.
A estrada em questão foi seriamente afetada por uma tromba d'água no início de 2016, e desde então a situação pouco mudou. “A gente reclama, reclama e ninguém faz nada. A Prefeitura sumiu daqui. Vejo ruas e ruas sendo recuperadas, mas essa reforma, essa melhoria nunca chega aqui no bairro”, completou Beatriz.