Estudantes da rede estadual de ensino conquistam medalhas de bronze em Olimpíada Internacional de Matemática, nos EUA
Única representante de escolas estaduais, equipe do Colégio Estadual Marechal Zenóbio da Costa se destaca na competição.
O time de estudantes do Rio de Janeiro, que participou da Olimpíada Internacional de Matemática, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, tem muitos motivos para comemorar: os alunos conseguiram conquistar três medalhas de bronze em solo americano. Eles desembarcaram no aeroporto Rio-Galeão, no sábado (15), com várias histórias para compartilhar com suas famílias e colegas da rede estadual de ensino.
Eduardo Barcellos, Gabriela Tavares, Gabriel Miranda, Luísa Costa, Yasmin Caldas e Rafael Lopes, do Colégio Estadual Marechal Zenóbio da Costa, em Nilópolis, Baixada Fluminense, disputaram o torneio com jovens de 25 países, que conseguiram se classificar para a final da competição. Eles vão trazer para casa três medalhas como lembrança de uma experiência incrível.
E todos dedicam a vitória aos professores de Matemática Fernando Rocha e Aline de Souza, pelo trabalho realizado com o projeto Sala de Aula Invertida, com metodologia de aprendizagem de Matemática baseada em desafios, e à diretora-geral Elaine Cândido.
“Ganhar esta medalha para o Brasil é simplesmente incrível! Isso prova que nenhum sonho é impossível, já que sempre tive muita dificuldade em Matemática. O projeto me ajudou a enxergar que eu sou capaz. Se eu consigo, você também consegue!”, disse Yasmin Caldas, aluna da 1ª série do Ensino Médio e filha de professora de Português da rede estadual de ensino.
Para Elaine Cândido, diretora-geral do colégio, essa conquista serve para demonstrar o valor do ensino público no estado do Rio de Janeiro.
“É uma grande emoção! A medalha é muito mais do que um título, é uma vitória da educação pública. É a personificação da realização de sonhos, mostrando que determinação e empenho são capazes de romper barreiras. Somos gratos à Seeduc-RJ e o Governo do Estado pela credibilidade!”, comemorou a diretora.
Extremamente emocionada com a conquista, a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, elogiou a garra e a determinação dos jovens.
“Vale muito a pena investir na educação. Estamos muito orgulhosos destes atletas do saber. Que esta conquista incentive outros jovens da nossa rede”, diz a secretária.