Estudantes de Publicidade promovem evento aberto ao público sobre memes

19/05/2019 16:30

Descontraído, mas, ao mesmo tempo, informativo. Assim será o “Memes Talk”, talk show centrado no uso de memes na comunicação contemporânea, promovido por alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Estácio de Sá, em Petrópolis. O evento, aberto ao público, acontece na próxima terça-feira (21), de 20h10 às 21h10, no auditório da instituição, e espera receber entre 150 e 200 pessoas.

Leia também: Estácio de Sá promove Semana da Saúde com palestras gratuitas para a comunidade

O quanto os memes podem ajudar na proximidade das marcas com seu público-alvo? Essa é uma das perguntas que serão respondidas no talk show organizado por alunos da disciplina de Organização de Eventos, ministrada pela publicitária e professora Bia Galvão. Como aponta Bia, os estudantes tiveram o desafio de criar, planejar e executar um evento de cunho acadêmico.

“Foram quatro grupos desafiados a criar quatro eventos. Nossa ideia é trazer um conteúdo relevante à tona, aproximar o aluno do mercado de trabalho e fazer com que ele aprenda a partir de uma dinâmica diferente. No caso dos memes, a temática, ao mesmo tempo em que é divertida, é séria e atual porque está intimamente ligada à imagem e à construção da marca, à captação de oportunidades de comunicação”. 

Com uma boa dose de humor, estarão em foco fatores como o protagonismo do consumidor. O talk show será conduzido pelo coordenador do grupo responsável pela organização do evento, o aluno do quinto período do curso de Publicidade e Propaganda Alan Machado, de 19 anos. Ele dá alguns detalhes sobre os dois palestrantes convidados: os publicitários Laís Roxo e Nathan Lopes, ambos ex-alunos da Estácio.

“Tentamos pensar em algo que fosse fora do padrão, divertido e chamasse a atenção dos jovens. Para isso convidamos a Laís, que além de ser professora do campus de Petrópolis, é pesquisadora da cultura pop; e o Nathan, que decidiu cursar Publicidade a partir do sucesso obtido por uma página de memes que ele havia criado. É muito bom escolhermos um tema com que nos identificamos e fazê-lo acontecer”.

Tido como o terceiro evento da temporada, o “Memes Talk” foi precedido pelo “UFC das Agências: uma batalha além dos likes”, que abordou as redes sociais; e pela “Descarga Publicitária”, em que foi feita uma análise crítica de campanhas, inspirada no formato do programa da década de 90 “Descarga MTV”. Quem fecha o ciclo, no dia 27, é o “Empodera”, cuja temática será o protagonismo da mulher na publicidade.

A Universidade Estácio de Sá fica na Rua Bingen, número 50, no Bingen, em Petrópolis.

Foto: Divulgação


Últimas