Estudantes encontram o empreendedorismo na alimentação saudável

25/11/2019 15:00

Nunca se falou tanto em hábitos saudáveis, alimentação regrada, balanceada e todo o conjunto de preocupação com as refeições que fazemos todos os dias. Seja para evitar doenças ou mesmo para conseguir ter mais rendimento físico, com menos gordura e mais disposição para realizar as atividades do dia a dia, muitas pessoas procuram por nutricionistas para iniciar um plano alimentar diferenciado, que garanta todos os nutrientes e vitaminas para o organismo se manter saudável.

Dentro desse novo cenário, algumas alunas do curso de Nutrição da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) encontraram uma oportunidade de aliar o que mais gostam de fazer profissionalmente, cuidar da saúde das pessoas através da alimentação, com a possibilidade de ingressar no ramo do empreendedorismo, montando suas próprias empresas no setor alimentício.

“A Fique Light foi criada em 2015. Nós observarmos relatos sobre opções de pães sem glúten disponíveis no mercado local. Nos reunimos e resolvemos criar não apenas um pão sem glúten tradicional, mas uma linha funcional. Hoje, trabalhamos com as opções de pães tradicionais, funcionais, sem glúten, sem lactose, sem açúcar e sem conservantes, palitinhos de queijo, uma linha de pães de queijo funcional e vegana, além de pães low carb. No início, trabalhávamos apenas com pessoa física, as entregas eram semanais e com pedidos antecipados apenas na cidade de Petrópolis. Atualmente, além desse público conseguimos chegar às lojas de produtos naturais e empórios nas cidades de Teresópolis, Miguel Pereira, Três Rios e Paraíba do Sul”, explica a ex-aluna da Fase, Mariana Martinelli Santana, nutricionista e sócia da empresa Fique Light.

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As empreendedoras avaliam que as aulas voltadas para o empreendedorismo dentro do curso de Nutrição da Fase foram o fator decisivo para terem coragem de iniciar suas empresas, uma vez que o alicerce do conhecimento na área de economia e marketing foi crucial para direcionar as escolhas profissionais.

“A ideia de criar a empresa surgiu durante a faculdade. Quando comecei o curso não tinha noção de quantos segmentos a Nutrição atingia, pensei que fosse apenas mais voltado para consultório e a parte mais clínica. No decorrer dos períodos na faculdade, algumas disciplinas começaram a me chamar mais a atenção e percebi que queria trabalhar com isso. Conversei com a Bruna, que é minha sócia, e começamos a planejar a marca. O nosso objetivo é oferecer produtos que tenham boa qualidade nutricional e que colaborem para um estilo de vida mais saudável e mais equilibrado, para que nossos clientes possam comer com segurança sabendo exatamente o que estão ingerindo”, frisa a nutricionista Carolina Castro, sócia da empresa Nutrindo Paladar. 

Com o crescimento de profissionais em todos os segmentos, as empreendedoras acreditam que é preciso não apenas escolher uma área de atuação, mas buscar algo inovador e explorar suas potencialidades, pois o público está ficando cada vez mais exigente, em busca de produtos diversificados, mas com alta qualidade nutricional. Outra questão que deve ser frisada é a necessidade de avaliar a inclusão do empreendedorismo na Nutrição, importante não apenas para o crescimento da criação de novas empresas ou novas áreas de atuação, mas também para auxiliar no sucesso e no crescimento, garantindo que essas novas empresas possam ser consolidadas no mercado.

“Em março de 2018, nós identificamos um nicho que não tinha atendimento. Começamos fornecendo as refeições em quentinhas para uma cantina em um box de cross fit. As parcerias foram crescendo, várias pessoas enviando dietas prescritas pelos nutricionistas e nos pedindo para preparar as refeições, para que pudessem seguir corretamente a dieta. Decidimos então trabalhar em duas vertentes, com cardápios fixos, que são trocados de três em três meses, e com as dietas personalizadas, com as refeições de substituição prescritas. As pessoas encomendam e a gente entrega os pedidos aos domingos pela manhã”, ressalta a nutricionista Letícia Rodrigues Fontanella, sócia da empresa Eat Fresh.

Em comum, as três empresas utilizam as redes sociais para divulgar os produtos e receber as encomendas dos clientes. Além disso, todas mantêm o posicionamento de tornar a alimentação saudável acessível, não apenas pela praticidade, mas também com custo benefício.   

 

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