Estudantes organizam manifestação em Petrópolis contra cortes na Educação

13/05/2019 18:00

Após o anúncio do Ministério da Educação sobre corte de 30% de verbas das universidades federais, estudantes de universidades públicas de todo o país estão se reunindo para uma grande manifestação contra o sucateamento da educação, que acontecerá em várias cidades nesta quarta-feira (15). Em Petrópolis, estudantes da UFF, Cefet, UERJ, forças políticas da juventude da cidade e sindicatos dos profissionais da educação vão se reunir às 17h na Praça Dom Pedro, contra os cortes anunciados pelo MEC e contra a reforma da previdência.

Veja também: Mais de duas mil crianças aguardam vagas em creches do município

Assembleias vem sendo organizadas nas universidades desde o anúncio do Ministro da Educação no dia 30 de abril. Os encontros resultaram na Frente Contra o Sucateamento da Educação, o objetivo é pautar estratégias para organização e resistência dos estudantes. “A assembleia contou com a participação de várias entidades e coletivos da cidade, coletivos do Cefet e outras universidades públicas de Petrópolis. A intenção é nos manter organizados para além do dia 15”, disse a integrante da Frente, Beatriz Nunes. 

O Sindicato Estadual dos Professores da Educação (SEPE) e o Sindicato dos Professores de Petrópolis (Sinpro) também estão apoiando o movimento. Amanhã, de 10h às 12h terá um “Cafezinho com a Educação”, no Calçadão do Colégio Dom Pedro II. Às 14h, está marcada uma aula pública e panfletagem. E, ás 17h, ato na Praça Dom Pedro II.

A presidente da APE (Associação Petropolitana dos Estudantes), Ayane Rocha defende e convoca os estudantes para participarem do ato nesta quarta-feira. “Nas assembleias muitos estudantes e professores estão se mobilizando para participar do ato. Estamos em defesa da educação e contra a reforma da previdência”, frisou. Além da APE, a UNE (União Nacional dos Estudantes), UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), UEES (União Estadual dos Estudantes Secundaristas) e UEE (União Estadual dos Estudantes) também estão participando do movimento.

Últimas