Étnico, hippie, boho: estilos se mantêm em alta na moda 2016

14/01/2016 12:00

O ano em que o hippie chic tomou conta das vitrines e dos estilos das mulheres mais antenadas ao mundo da moda. Em 2015, a sensação foi o boho, o folk e o gypsy. E de acordo com especialistas do Senai, essa tendência continua em 2016. As franjas, com uma pegada folk, por exemplo, tomaram conta do vestuário, seja nos calçados, nas bolsas e até nas blusas e nos vestidos. A prataria também desbancou o dourado em um ano de crise econômica. Aliás, as dificuldades que o país enfrentou influenciaram e muito o mundo da moda, tanto que boa parte das marcas, como Cantão, Oh, Boy!, Dress To e Arezzo, além de marcas petropolitanas, como a Kinky Jeans, investiram mesmo foi no estilo marinheiro: o famoso navy, que mistura as cores marinho, branco e vermelho, abusando das listras. O motivo é que o estilo é considerado certeiro pelos estilistas e vende. 

As principais tendências do ano passado continuam marcando presença em 2016. Se o marsala foi a cor do inverno, os desfiles de moda apontaram o laranja como a cor do verão. Quente e divertido, o tom traz um ar despojado para a estação e foi aposta de grandes marcas no São Paulo Fashion Week (SPFW), como a Colcci. 

As notícias do cotidiano influenciam diretamente a inspiração dos estilistas e foi assim que a sensação dos livros de colorir começaram a estampar blusas pelo país. Os famosos Floresta Encantada e Jardim Secreto, especialmente para adultos, foram os livros mais procurados do ano e fizeram acabar o estoque de lápis de cor em muitas papelarias pelo país afora. 

A moda hippie trouxe à tona o conceito de looks confortáveis. Na Rua Teresa, choveu calça-pijama, com estampas étnicas, que abusaram do elefante, figura mística que traz sorte e é símbolo da persistência e da determinação. Outra tendência hippie que chegou forte em 2015 foram os óculos redondos, que remetem logo ao músico  Jonh Lennon. Os óculos de sol arredondados apareceram nas marcas Ray Ban, Ana Hickman, Gutti, dentre outras, e foram acessórios muito usados por blogueiras e em minisséries e novelas. O modelo que marcou os anos 70 com a era Paz&Amor e com o estilo hippie completa os looks hippie chic.

O floral, que estará em alta por todo este verão, chegou com a primavera e as estampas conhecidas como animal print e borboletas continuarão também tanto nas passarelas como nas vitrines, fazendo a cabeça das mulheres mais antenadas do mundo da moda. Peças como macaquinhos e vestidos mais soltos não irão embora este ano, assim como os decotes nas costas e cores vivas. 

As joias em prata estiveram em alta por todo o ano de 2015 e estarão presentes por mais um tempo. Elas vão de maxi colares a simples pulseirinhas, os acessórios dão um verdadeiro up no visual de quem procura por um estilo descolado sem deixar de ser clássico. 

O São Paulo Fashion Week trouxe o branco e as rendas, dentre elas a guipir, que fazem uma combinação perfeita com as sandálias modelo gladiadora que retornou em diferentes estilos e a procura foi tamanha que promete ser tendência outra vez neste ano. 

Uma proposta que foi bem aceita principalmente pelos jovens e adolescentes foi o uso e a busca pelo gênero neutro que não distingue as peças entre masculino e feminino. No Brasil, já há um tempo, algumas confecções não têm essa distinção de sexo para a produção de malhas. O look é alternativo e um diferencial que pode ser compartilhado tanto por casais como por irmãos.

Porém, o que mais agradou as mulheres foi a volta do jeans e com ela os modelos destroyed. As peças rasgadas foram uma procura recorde nas lojas e estão presentes em qualquer peça denim. O jeans também ganhou espaço nos ambientes mais formais. Com tanto amor pela roupa que traz tanto o conforto como a formalidade, seria impossível ele ficar de fora este ano. 


Facebook Twitter 

Últimas