Evento gratuito online aborda a mediação familiar no cuidado com idosos

25/09/2020 09:44

A prática da mediação familiar é um dos caminhos possíveis para trabalhar a comunicação familiar e a vulnerabilidade da pessoa idosa. O tema vai nortear as discussões da I Semana do Núcleo do Idoso da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), que acontece de 28 de setembro a 1º de outubro – data em que é comemorado o Dia Internacional das Pessoas Idosas. Toda a programação aberta ao público será transmitida pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube.

Com o tema Fortalecendo o protagonismo e os laços pela mediação, o evento on-line contará com diversos palestrantes, incluindo internacionais, que vão tratar do assunto fundamentado nos temas família, envelhecimento, cuidados e riscos. Cada vez mais a atenção e cuidado com o público da terceira idade, nas questões que envolvem seu cotidiano e núcleo familiar, tem despertado a atenção para um olhar especial e diferenciado para a resolução de conflitos.

Em todo o Brasil, existem apenas três Centros que oferecem serviço específico para recepcionar as demandas de idosos vulneráveis, em parceria com a Justiça, sendo o Núcleo de Atendimento ao Idoso da UCP um deles. Com população estimada em mais de 42 mil idosos em Petrópolis, segundo o IBGE, o Núcleo da UCP presta esse serviço aos idosos vulneráveis que desejam realização de sessão de mediação como forma de resolver conflitos familiares em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

A unidade funciona no polo avançado do Centro Judiciário de Resolução de Conflitos (CEJUSC) na UCP. Além do suporte jurídico na resolução de conflitos, o Núcleo também tem uma atenção a outras demandas da pessoa idosa, oferecendo não apenas a assistência, mas também promovendo eventos e encontros que tratam sobre diversos assuntos que envolvem o idoso, como planos de saúde e assistência domiciliar; a violência financeiro-patrimonial contra idosos, assim como a vulnerabilidade da pessoa idosa nas relações de consumo; entre outros.

“Entendemos a importância de destacar o papel da mediação nesse trabalho desenvolvido pelo Núcleo, que vai ao encontro das aspirações da missão e visão da Universidade, pela sua origem e natureza comunitária e humanista com atuação no âmbito da defesa dos direitos da pessoa idosa, orientado pelas políticas públicas para a promoção e inclusão deste segmento social. Por isso a iniciativa de organizar um evento a toda comunidade, que contará com a participação dos coordenadores dos dois outros Centros, compartilhando conhecimento e também aprendendo mais sobre o tema com a experiência de quem vive esse trabalho”, pontua a coordenadora do Núcleo, Flavia Castellain.

Leia também: Leia Mulheres discute em outubro romance histórico-policial de Eliana Alvez Cruz

Últimas