Evento na Semana do Empreendedorismo mostra como fazer diferença e ser competitivo

11/11/2017 14:00

Um estudo publicado pelo Sebrae em outubro de 2016 mostra que cerca de 40% das empresas fecham nos dois primeiros anos de funcionamento. O planejamento deficiente e a falta de diferencial dos produtos ou serviços são apontados como os principais problemas e deixam claro que é necessário muito mais do que vontade para fazer um projeto dar certo. Na Semana Global do Empreendedorismo, um evento que será realizado no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Petrópolis (CDL), com o apoio da Tribuna de Petrópolis, vai oferecer dicas e informações a empreendedores. É hora de colocar em prática aquele antigo projeto que você nunca tirou do papel e descobrir estratégias para fortalecer o seu negócio. 

O encontro será na quinta-feira, dia 16, das 9h às 12h e contará com a presença do integrante da equipe de Marketing do Grupo Tribuna de Petrópolis, Caio Bittencourt; do diretor da Costa Salgueiro Consultoria, Mairom Duarte; e do engenheiro Paulo Siqueira, que atua em gestão estratégica de grandes corporações. Para participar, basta se cadastrar pelo site https://www.facebook.com/events/144896559466697/. A taxa de inscrição custa R$ 30 e as vagas são limitadas. 

Em comum, os palestrantes têm, além da experiência no mercado, o espírito empreendedor. Uma das idealizadoras da iniciativa, Cássia Letícia Kerpel, do instablog Octogenários, lembra que os palestrantes são profissionais que conhecem a realidade da região e já enfrentaram inúmeros desafios ao longo dos últimos anos. “Em comum, temos o entendimento de que através da colaboração e do fomento da economia em rede é possível fazer a diferença e ser competitivo. A proposta é compartilhar conhecimento e contribuir para o empoderamento das atitudes empreendedoras em diferentes setores econômicos”, explica ela, lembrando que a vontade de investir em um negócio próprio, que atenda não apenas os anseios profissionais, mas também pessoais, é cada vez mais comum na sociedade atual e, por isso, é preciso estar atento ao caminho a ser percorrido. 

Mais do que uma incentivadora da iniciativa, Cássia é um exemplo claro de alguém com perfil empreendedor. Recentemente, aos 35 anos, decidiu largar uma carreira sólida de quase 13 anos em uma multinacional, onde atuava como executiva especialista em tributação, para encarar novos desafios. “Venho de uma família simples do interior do Rio Grande do Sul e, aos 17 anos, decidi sair da minha cidade, que tinha apenas 50 mil habitantes e a matriz econômica pautada na agricultura, para cursar uma universidade. Aos 21 fui aprovada num processo seletivo rigoroso no Programa de Novos Talentos da Deloitte, multinacional que ainda considero minha casa e que me proporcionou crescimento profissional e, sobretudo, pessoal. Nos últimos tempos, apesar da carreira bem sucedida, tinha algo do lado de fora da empresa que chamava mais minha atenção, que aguçava minha curiosidade”, conta.

A idealizadora do Octogenários lembra que uma palestra, em 2013, sobre o avanço da ciência aplicado à medicina, a impressionou. “Trazia dados reais de como a expectativa de vida pode facilmente chegar aos 100 anos em pouco tempo. Mostrava que, ao longo deste percurso, a mudança de interesses e trocas de carreiras seriam totalmente normais, quem sabe até necessárias. Muitas profissões vão desaparecer e outras tantas que nunca foram imaginadas estarão entre as mais cobiçadas. Tais insights ficaram martelando em meus pensamentos durante muito tempo, me levando à conclusão de que vamos viver mais num mundo está cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo (VUCA). Reinventar-se é preciso e foi assim que eu embarquei numa nova etapa de minha vida profissional e pessoal”, detalha ela, lembrando que o espírito empreendedor não basta. 

“Tenho fortalecido habilidades em línguas estrangeiras, mídias sociais e big data, além de um processo de coaching para altos executivos. É preciso que o empreendedor entenda que querer é importante, mas se preparar para enfrentar os desafios que virão é essencial”, finaliza.

Além do instablog Octogenários e da Tribuna de Petrópolis, apoiam o evento o Café Carioca, a Insight, a Comunicação Livre e a Costa Salgueiro Consultoria. O auditório da CDL fica na Rua Irmãos D’Ângelo, 48, sobreloja. É possível acompanhar as informações sobre o evento pelo Instagram e pelo Facebook @PetropolisSGE17 e enviar comentários aos palestrantes usando a hashtag #petropolisSGE17EUVOU. 

Palestrantes: 

– “O uso das mídias digitais para ampliação da presença da marca e aumento de volume de negócios” – Caio Bittencourt – membro da equipe de Marketing do Grupo Tribuna de Petrópolis, com atuação em diferentes projetos envolvendo estratégias de marketing e mídias sociais.

– Talk show interativo sobre os dilemas e armadilhas enfrentados por empreendedores – Mairom Duarte – diretor da Costa Salgueiro Consultoria, que faz consultoria em pequenas e médias empresas de Petrópolis e região com o serviço de diretor de aluguel.

– “Descubra sua Causa! Leve para o mercado muito mais que um bom produto ou serviço. Leve aquilo que você acredita!” – Paulo Siqueira – engenheiro que atua em gestão estratégica de grandes corporações. Gerente Sênior na Accenture e Master Certified Coach pela Associação Brasileira de Coaching.

Últimas