Evento realizado pela Academia Petropolitana de Letras vai abordar a relação entre o direito e a literatura em textos literários
Nesta segunda-feira (23), a partir das 19h, acontece o evento “A Literatura no Direito e o Direito à Literatura”, organizado pela Academia Petropolitana de Letras (APL) e pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Petrópolis e da Academia Petropolitana de Letras Jurídicas. O evento, gratuito e aberto ao público, acontece no Salão Nobre da UCP, na Rua Benjamin Constant, 213, no Centro.
O objetivo do evento é analisar como determinados textos literários, principalmente romances, possuem questões ligadas ao direito, como por exemplo, a injustiça e a busca por justiça. Ele pretende avaliar ainda, como os textos, em alguns casos, podem ser utilizados para abordar problemas relacionados a vida, em questões que abordem a área do direito, como criminais, processuais, em tons de denúncia, entre outros.
“É um evento interdisciplinar, que quer explorar questões e problemas do mundo do direito, em textos literários. Como que a literatura pode ser uma fonte e como ela pode ser um espaço para se discutir problemas ligados ao direito”, disse o presidente da Academia Petropolitana de Letras, Leandro Garcia.
Para isso, serão realizados três painéis, abordando as obras “Direito e literatura de exceção: Memória do Cárcere”, de Graciliano Ramos, “Multiculturalismo, diáspora e desigualdade de gênero na ficção”, de Jumpa Lahiri e “A perversidade no romance Clara dos Anjos”, de Lima Barreto.
Ao final, será abordado o tema “A violência contra a mulher em letras de músicas e textos literários”, com a participação do desembargador, Wagner Cinelli, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).