Ex-canarinho embarca para novo projeto na Itália

04/12/2019 12:05

O pianista petropolitano, Ramon Theobald, se prepara para embarcar em mais uma grande aventura no mundo da música. Ele é o primeiro brasileiro a conquistar uma vaga para o Programa de Jovens Artistas, Fabbrica, do Teatro da Ópera de Roma, na Itália. Ele ocupa uma das três vagas de maestro colaborador, disputada com mais de 50 concorrentes do mundo todo.

O petropolitano iniciou os estudos musicais no Coral dos Canarinhos e brinca que foi Canarinhos a vida inteira. Foi lá que ele também descobriu a sua vocação, quando por volta dos 10 anos ingressou nas aulas de piano. Hoje, aos 26, o pianista coleciona prêmios de diversos concursos nacionais, destacou-se com os primeiros lugares no Concurso de Piano Casa da Música, em Porto Alegre, e no 18º Concurso de Piano Arnaldo Estrella, em Juiz de Fora, em que também obteve por duas vezes o prêmio de Melhor Intérprete de Música Brasileira. Participou do programa Partituras da TV Brasil, e, como aluno da Academia de Ópera Bidu Sayão, apresentou-se no aniversário de 108 anos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 2017. 

Leia também: Escritora lança livro em Petrópolis com o prefácio escrito pelo ex-presidente Lula

No início do ano, foi bolsista da “Georg Solti Accademia”, em Veneza, em que teve aulas com Jonathan Papp, Anthony Legge, Rodrigo de Vera e com o famoso maestro australiano Richard Bonynge. As experiências internacionais incluem também a participação no “Festival del Golfo”, em San Marco di Castellabate, na Itália; uma turnê pela Áustria, Alemanha e República Tcheca como pianista do Coral dos Canarinhos de Petrópolis e recitais solo em cidades da Alemanha e da Itália.

“Estou muito feliz com essa oportunidade única, é uma consolidação da carreira, espero aprender muito por lá, aprimorar o que mais amo fazer, além de fazer muita arte, conhecer muitas pessoas e voltar para dividir o que for aprendido”, disse o pianista.

 Está é a terceira edição do Programa de Jovens Artistas realizado pelo Teatro de Ópera de Roma (Teatro dell’opera di Roma). Lá ele atuará como maestro colaborador, ajudando na preparação dos cantores de óperas. “É um curso para entender toda a preparação dos cantores para as óperas. Vou trabalhar com nove cantores, junto de outros dois pianistas. Será um ano e meio de curso e estou me preparando para embarcar em janeiro. Depois eu volto para trabalhar aqui com todo o aprendizado que trarei de lá”, conta Theobald.

A viagem de Ramon será realizada em janeiro, e ele precisará arcar com a estadia, caução da moradia, alimentação e transporte. Para conseguir o valor necessário para realizar essa aventura, ele conta com a ajuda de amigos, colegas de profissão e apoiadores, através da campanha “Ramon vai pra Roma” lançada pelo site vakinha (www.vakinha.com.br/vaquinha/ramon-vai-pra-roma) onde as contribuições são feitas virtualmente. Até sexta-feira, o valor arrecadado era de R$ 1.700,00, a meta é no valor de R$ 6.500,00.

Ramon é bacharel em piano pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tendo cursado dois períodos na Hochschule für Musik Karlsruhe, na Alemanha, através de uma bolsa de estudos concedida por parceria entre CAPES e DAAD. 

Até 2017, trabalhou como pianista acompanhador do Coral dos Canarinhos e do Coral Municipal de Petrópolis. Antes da viagem que será realizada, estará atuando no Teatro Municipal do Rio, onde já colaborou em premiadas produções, com maestros renomados na regência, como Roberto Duarte e Marcelo de Jesus.

 

Últimas