Expo Petrópolis começa hoje com leilão de cavalos e feira do produtor
A 28ª edição da Exposição Agropecuária de Petrópolis, a Expo 2017, começa hoje com expectativa de reunir mais de 180 mil pessoas no Parque Municipal, em Itaipava, em oito dias. Entre as principais atrações estão parque de diversões, Feira do Produtor Rural, mini fazenda, exposição de animais, leilão de cavalos de raça e praça de alimentação com barracas. A partir de domingo o evento terá também grandes shows, como a dupla sertaneja Henrique e Juliano, a cantora Marília Mendonça e o grupo de pagode Sorriso Maroto, entre outros artistas.
A expectativa é que o evento, considerado um dos maiores da região, movimente a economia de Itaipava, que já recebe grande número de turistas nos fins de semana. “É um evento que impulsiona a economia local, com o comércio que é montado com restaurantes, a feira de artesanato, de expositores e, principalmente, com a exposição e leilão de cavalos de raça”, disse Leonardo Randolfo, presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esporte (IMCE). “Petrópolis já foi a quinta maior produtora rural do Estado e nossa festa, com foco na agropecuária, já foi uma das mais importantes do estado. Queremos resgatar essa tradição. É um evento para toda a família, para curtir a programação de shows, do parque, das feiras, mas também para prestigiar o trabalho do nosso produtor rural, tão importante e presente na mesa de todas as famílias, e fomentar essa atividade movimentando a economia da cidade”, disse o prefeito Bernardo Rossi.
A programação da feira agropecuária começa hoje com a chegada de animais para exposição e leilão.Já no domingo à noite, abrindo a programação musical, subirá ao palco a dupla Henrique e Juliano. Na sequência, segunda-feira (1) dia do trabalhador, será a vez do grupo Sorriso Maroto. A cantora Marília Mendonça se apresenta na quinta-feira, dia 4. Na sexta-feira (5) o palco será dividido entre nomes do funk como Mc G-15, Mc Pikachu, Livinho e Don Juan. No sábado será a vez da cantora Preta Gil. E no domingo, 7, Gustavo Mioto encerra a festa com muita música.
Ônibus de videomonitoramento já está no local
O ônibus de videomonitoramento da Guarda Civil Municipal já chegou a Itaipava e vai auxiliar na segurança do evento. Dois guardas e dois policiais acompanharão as imagens captadas pelas câmeras do veículo durante a festa. Enquanto isso, do lado de fora estarão comandantes e mais de 15 guardas que farão ronda dentro e fora do parque, com o apoio de dois carros e duas motos.
Ônibus extras e agentes de trânsito
A Expo Petrópolis vai contar com ônibus extras, estacionamento rotativo, táxis em frente ao Parque Municipal de Itaipava, além de todo o efetivo da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) orientando o trânsito nos dias de shows. A medida visa minimizar o impacto do grande fluxo de veículos estimado para seguir em direção ao distrito de Itaipava.
Serão 14 agentes da companhia atuando todos os dias nos pontos que, historicamente, apresentam maior retenção de veículos. Além disso, eles vão fiscalizar os estacionamentos particulares autorizados a funcionar no entorno do parque. Haverá, ainda, 80 vagas a R$ 12 o período de 12 horas, que será explorado pela Sinal Park, no Hortomercado Municipal de Itaipava. Sete controladores estarão orientando os motoristas nas manobras das vagas. A cobrança do estacionamento no Horto será somente a partir das 17h.
A oferta de ônibus também será reforçada. Haverá linhas exclusivas (linha 790) para atender o público da Expo em dias de shows e, nos domingos e feriado (30/4, 1º/5 e 7/5), a operação será a partir das 10h. A linha 750, Terminal Itaipava X Termina Corrêas irá operar com frequência máxima de 20 minutos no período de 18h às 22h. Tais veículos também estarão identificados com o 790.
As linhas 160, Terminal Itaipava X Terminal Bingen e 300, Terminal Corrêas via Quissamã vão operar com reforço de três veículos cada a partir das 18h nos dias 4, 5 e 6 de março. O ponto final também será no Hortomercado. Nos dias 30/4, 1º/5 e 7/5, a operação será a partir das 10h.
Após o show, a operação será efetuada com frota mínima de 15 veículos por até 3h depois do fim das apresentações do artista, com embarque no pátio do Hortomercado Municipal. Para os moradores de Araras, Posse, Madame Machado, Vale do Cuiabá, Vila Rica e Santa Mônica, a saída passará a ser do Hortomercado nos dias 4, 5 e 6, após os shows. A linha Posse será reforçada com um carro extra com saída prevista no Horto nos dias 30/4, 1º/5, 4/5, 5/5, 6/5 e 7/5..