Exposição “Eternas” ressalta o protagonismo de 23 mulheres que revolucionaram o Brasil nos 200 anos de Independência
Os painéis estarão abertos à visitação a partir deste sábado (3)
A partir deste sábado (3) será inaugurada a exposição “Eternas”, um tributo a 23 mulheres brasileiras que revolucionaram o país, através da expressão artística, e contribuíram para a representação da identidade feminina nesses 200 anos de independência do Brasil.
O projeto é patrocinado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ2.
A exposição exibe painéis interativos que incluem uma obra, uma minibiografia e uma reflexão sobre cada uma das artistas em questão. As expressões se dividem em poemas, artes plásticas, registro e performances musicais.
“Eternas” tem como objetivo dar protagonismo a essas mulheres e, por ser uma exposição multimídia, interativa e de caráter histórico-educativo, impactar públicos de todas as idades, gêneros e crenças.
Para o coordenador artístico do projeto, o artista Marco Aurêh, a exposição tem um objetivo especial: “Evidenciar o papel transformador da arte e contribuir com divulgação e informação acerca da arte feminina brasileira, que muitas vezes fica em segundo plano por mero preconceito ou discriminação.” Aurêh também assina a produção musical.
Além dos painéis, a exposição apresenta uma arte visual conceitual exclusiva com o tema “Eternas Mulheres”, criada pela artista plástica Denise Campinho. A concepção visual das telas foi criada por Bárbara Costa, a curadoria e a disposição estética da exposição têm a assinatura do escultor e curador Marcelo Lago. Todas as peças contam com um QR-Code que levam a uma audiodescrição.
A mostra ficará aberta ao público até o dia 22 de dezembro e, posteriormente, será desdobrada em dois outros produtos multimídia: o podcast “Eternas”, apresentado pela radialista Malu Maia, disponibilizado em todas as plataformas de streaming e o catálogo virtual, ambos apresentarão um aprofundamento da exposição de telas. O intuito é ampliar ainda mais a abrangência do público que terá acesso à intensa pesquisa feita sobre a vida e a obra dessas 23 mulheres eternizadas pelo projeto.
O projeto tem produção e idealização da Kaza 8 Produções Culturais e o público pode conhecer detalhes do projeto e acompanhar os lançamentos através do endereço http://linktr.ee/eternas
Visitação: 03/12 a 22/12/22, segunda à sexta, das 9h às 17h. Entrada Franca.
Local: Centro de Cultura Raul de Leoni – Galeria Aberta – Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro, Petrópolis – RJ