Exposição permanente da Casa do Colono ganha nova identidade visual
Uma experiência mais receptiva, didática e uma comunicação mais atrativa. Esse é o objetivo do projeto de revitalização da exposição de longa duração do Museu Casa do Colono, que será inaugurado nesta quinta-feira (12), às 9h. O projeto é um dos aprovados na Seleção de Projetos Artísticos Culturais do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE) da Prefeitura de Petrópolis, e foi financiado pelo Fundo Municipal de Cultura. Agora, o acervo de um dos principais museus da cidade contará uma nova identidade visual em sua exposição.
Leia também: Casa da Princesa Isabel recebe ‘Matercasa Natal’, evento de arte e decoração
O visitante poderá notar as mudanças em cada detalhe do museu: nos painéis expositivos, vitrines, suportes museográficos e legendas bilíngues, que contam um pouco da história da imigração germânica em Petrópolis e sua importância para a construção e o desenvolvimento socioeconômico e cultural da cidade.
“Estamos muito ansiosos para inaugurar essa nova identidade visual no Museu Casa do Colono, que é um atrativo importantíssimo não só como ponto turístico, mas porque conta a história da cidade, as raízes da construção do município através do trabalho dos colonos germânicos”, frisa o diretor presidente do IMCE, Marcelo Florencio, lembrando que o projeto de Revitalização da Exposição foi idealizado pela Partes Design e executado pela designer Miriam Barrutia.
Além da inauguração, no mesmo dia o atrativo vai contar também com um café da manhã colaborativo de fim de ano. “Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais a relação do museu com a comunidade petropolitana, suas raízes e identidade local. Entendemos o Museu como um espaço de encontros, de afeto, de diálogo, de conhecimento, de trocas, lugar do pensar juntos. Quem quiser participar basta trazer qualquer tipo de artigos alimentícios para partilhar com a gente nesse encontro/reunião entre amigos e familiares do Museu Casa do Colono”, explica a museóloga Ana Carolina Vieira.
O Museu Casa do Colono fica na Rua Cristovão Colombo, 1034 – Castelânea, e funciona de terça-feira à domingo, das 8h30 às 16h, com entrada gratuita. O museu também oferece visitas guiadas e contação de histórias. Mais informações, através do telefone (24) 22473715.
Leia também: Parada Iluminada atrai 15 mil pessoas ao Centro; ainda há mais dois desfiles