Faetec oferece mais de 400 vagas para Ensino Superior

A Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (Faeterj), no Quitandinha, é uma das unidades que está disponibilizando vagas

16/jul 09:10
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), abriu o processo seletivo para ingresso de alunos no Ensino Superior, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estão sendo disponibilizadas 442 vagas para os Institutos Superiores de Educação e Faculdades de Educação Tecnológica da Rede Faetec para o 2º semestre de 2024. As inscrições são gratuitas e ficam abertas até o dia 29 de julho.

As oportunidades são para cursos de Pedagogia; Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema; Sistemas para Internet; Gestão Ambiental; Logística; Tecnologia da Informação e Comunicação; e Processos Gerenciais.

As unidades com vagas são: Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (Faeterj) em Petrópolis, Paracambi, Duque de Caxias, Barra Mansa e Três Rios; Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam), em Campos dos Goytacazes; e Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj).

Os interessados deverão realizar o cadastro presencialmente, na Unidade de Ensino desejada. A seleção dos candidatos às vagas terá como base os resultados obtidos pelos estudantes no Enem, referentes aos anos de 2023, 2022 ou 2021.

Documentação necessária

Para a efetivação da matrícula, o candidato precisa estar munido de original e cópia dos documentos: certidão de nascimento ou certidão de casamento; identidade; CPF; três fotos 3 x 4 recentes; comprovante de residência; certificado de conclusão do Ensino Médio; histórico escolar do Ensino Médio; título de eleitor, para os candidatos maiores de idade com comprovante de quitação eleitoral; certificado de reservista, para os candidatos do sexo masculino, maiores de 18 anos; e comprovante de residência.

Vagas reservadas

Serão destinadas 45% das vagas para os candidatos com carência socioeconômica comprovada, através do CadÚnico do Governo Federal, por meio da inscrição individual ou familiar, sendo separados pelo sistema de cotas, com 20% para estudantes negros, indígenas e quilombolas. Além disso, são 20% para oriundos da rede pública de ensino e 5% para pessoas com deficiência, filhos de policiais civis, militares, bombeiros militares, inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.

Resultado

As inscrições deferidas ou indeferidas serão divulgadas no dia 31 de julho. A solicitação de recurso será no dia 2 de agosto. E o resultado final, no dia 9 de agosto. O período de matrícula vai de 12 a 16 de agosto.

Últimas