Fake news: Prefeitura desmente postagem nas redes sociais sobre reabertura do comércio
A Prefeitura desmentiu na manhã desta quarta-feira (29) o esboço de um decreto publicado nas redes sociais que fala da abertura gradual do comércio na cidade a partir do dia dois de maio. Em nota, a assessoria de imprensa informou que o texto é uma fake news e que o governo municipal ainda está formulando uma estratégia para a reabertura do comércio, caso a curva de infecção do coronavírus alcance estabilidade.
Na quinta-feira (30) termina o prazo estipulado pelos decretos municipais de restrições para o funcionamento de todo o comércio na cidade e outras atividades econômicas. Na nota, a Prefeitura não informou se esses decretos serão prorrogados. O governo municipal tem até quinta para definir quais serão as novas medidas adotadas.
Os primeiros decretos municipais de restrições impostas para tentar reduzir o número de casos do novo coronavírus foram publicados no dia 13 de março, quando todos os eventos foram cancelados, escolas e universidades foram fechadas, assim como cinemas, casas de shows e teatros. A suspensão do funcionamento de todo o comércio, academias e similares, pontos turísticos, bares e restaurantes, parques e outras atividades econômicas aconteceu no dia 23 de março.
O isolamento social e medidas de restrições impostas em Petrópolis completam nesta quarta-feira (29), sete semanas. Desde então, a cidade já contabiliza, de acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria de Saúde, 144 casos de Covid-19 e nove mortes. Há ainda 14 óbitos sendo investigados.
Leia também: Entidades pedem reabertura do comércio de forma gradual e responsável a partir de 2 de maio