Falhas na coleta de lixo agravam o assoreamento do Rio Piabanha

05/01/2020 14:00

Na manhã de ontem, algumas ruas no Retiro ainda passavam pelo trabalho de desobstrução e limpeza após o temporal que caiu sobre a cidade na última quinta-feira. Equipes da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) faziam a limpeza na Rua Vidal de Negreiros, uma das principais atingidas pelo temporal. Na Rua Felipe Camarão moradores tentavam remover galhos e folhagem que ficou presa aos veículos que estavam estacionados na vida durante a enxurrada.

A moradora Cleuza Gonzaga contou que nos cinco anos que mora na Rua Vidal Negreiros não tinha visto nada semelhante. A água da chuva que vinha de ruas adjacentes e do transbordamento do rio Piabanha invadiu seu quintal e alagou a garagem, que fica um nível abaixo da rua. Um veículo, eletrodomésticos, móveis e itens pessoais que ficavam guardados no local foram perdidos. Ontem, com ajuda de amigos a moradora tentava limpar o local e tentava salvar algum item pessoal.

Na Rua Felipe Camarão alguns rapazes tentavam remover galhos e folhas que tinham ficado presos a roda dos veículos estacionados na rua. A moradora Ivanete Barbosa disse que a água só não invadiu os estabelecimentos próximo a sua casa por acusa da pressão da correnteza que se formou. “A água arrastou o cachorro aqui da frente, nos tentamos segurar, mas não tinha como. A água estava com muita força”, lamentou. A rua que não tem bueiros, se transformou em um mar na hora da chuva. Ontem, em vários pontos da via ainda estavam com a pavimentação destruída.

Nas calçadas o acúmulo de entulho assusta. Na entrada da Rua Felipe Camarão há lixo verde, móveis e restos de obras misturados ao lixo doméstico. O depósito irregular de resíduos fica as margens do rio, a preocupação dos moradores é que com uma nova chuva o lixo seja arrastado para dentro do rio.

Segundo a prefeitura, a Comdep não recebeu reclamações de problemas na coleta de lixo na localidade e que o Retiro está recebendo ações de limpeza pela prefeitura após a forte chuva que atingiu a cidade na última quinta-feira.

 

Últimas