Falta de energia elétrica gera prejuízo aos petropolitanos
Desde o último sábado (18), após a forte chuva que atingiu a cidade, os petropolitanos têm sofrido com a falta de energia elétrica em diversos pontos do município. O problema, que já se arrasta há cinco dias, tem causado prejuízos, como a perda de alimentos, medicamentos, e até materiais de trabalho.
De acordo com a legislação, o prazo para a normalização no fornecimento dos serviços essenciais é de 24h.
Bianor Uilian Pereira, morador da Rua Cacilda Becker, no Independência, contou que o problema já causou prejuízo para os moradores. “O problema continua, a rua toda está sem luz, desde sábado. Moradores já jogaram comida fora, todo mundo está perdendo tudo”, contou.
Alan Adão André, morador da Rua Otto Reymarus, no Alto da Serra, relata que perdeu alimentos e materiais de trabalho, além de insulinas utilizadas pela esposa, devido a falta de luz.
“A minha esposa é usuária de Insulina Regular e NPH e ela perdeu um frasco de cada um. É algo de vida ou morte e ela ficou sem. Agora vou ter que dar um jeito de comprar. Ela até ganha pelo SUS, mas ainda não está na época de pegar, e é algo caro. Eu sou assalariado, o único que trabalha na minha casa. Nós perdemos também carne, freezer, porque minha esposa faz salgado para complementar a renda. O prejuízo foi enorme, mas o que mais me preocupa é a saúde dela, porque ela não pode ficar sem tomar a insulina”, contou.
Empresa descarta material de trabalho
Uma empresa de Pão de Alho Artesanal, localizada no bairro Provisória, precisou descartar produtos que já estavam prontos para comercialização e insumos para a nova produção. Ao todo, o prejuízo estimado foi de mais de R$ 50 mil em insumos e 162 caixas prontas para entrega descartadas.
Além dos produtos já prontos, foram perdidos 300 kg de alho e 6 mil pães que seriam utilizados na produção, sem contar com o prejuízo na perda de pedidos para grandes redes de supermercado da cidade. Somente em uma unidade, o valor em pedidos era de R$ 90 mil.
“A luz acabou no sábado, por conta da chuva e do vento, a gente acha que foi isso, porque não teve nada na linha. A única coisa que aconteceu foi desarmar o transformador, uma coisa que eles consertam em 10 minutos. Um eletricista, amigo nosso, viu o problema e falou ‘é somente um disjuntor que desarmou ali, só está o fusível para fora, por isso que vocês estão sem luz, mas isso eles vão resolver em 10 minutos, é um serviço tranquilo’. Os dias foram passando, e nada foi resolvido”, contou Felipe Juliano, um dos proprietários da fábrica.
Ele conta ainda que a luz da empresa só foi restabelecida nesta quarta-feira (22).
“Hoje a gente já voltou a produzir. Ontem a padaria funcionou à noite. Depois que a luz voltou, os padeiros voltaram para ter pão, porque tudo que a gente tinha de estoque de pães foi embora também. Então a padaria voltou ontem, para hoje de manhã já ter pão, para as meninas da produção já começarem no recheio. Então hoje a gente está produzindo, em baixa escala, porque ainda não temos os insumos dos fornecedores, porque não deu tempo de chegar”, contou.
O que diz a Enel
Em nota, a Enel Distribuição Rio informou que normalizou o fornecimento de energia para os clientes afetados no último sábado (18), quando uma tempestade atingiu a área de concessão da empresa. A concessionária disse ainda que o trabalho continua nos atendimentos a casos específicos de ocorrências originadas nos dias seguintes à chuva, e que cerca de 900 equipes seguirão atuando na área de concessão ao longo desta semana para acelerar o atendimento.
Ainda de acordo com o comunicado, “como as emergências foram espalhadas em diferentes pontos específicos e a destruição da rede afetou vários locais ao mesmo tempo, o restabelecimento do serviço ocorreu de forma gradativa, apesar de todo o adicional de técnicos atuando nas ruas.”